Começam hoje inscrições para Vestibular 2009 da UFRGS

Em 22/09/2008 07h32 , atualizado em 22/09/2008 08h31 Por Simone Bastos Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inicia hoje (22) as inscrições para o Vestibular 2009. A instituição oferece 4.556 vagas distribuídas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/ Tramandaí.

Edital

As inscrições deverão ser feitas pela internet, até 12 de outubro. O candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100 até 13 de outubro.

Manual do candidato

Os alunos que não tiverem acesso a internet podem utilizar os computadores da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), situado na Rua Ramiro Barcelos nº2574, Portão K, Bairro Santa Cecília em Porto Alegre, de 2ª a 6ª, das 09h às 18h.

Os candidatos contemplados com o Programa de Benefícios deverão fazer suas inscrições normalmente e inserir o número do benefício no campo correspondente. O sistema gerará automaticamente o boleto no valor com desconto para os candidatos contemplados com redução de taxa e apenas a confirmação para os isentos.

Veja lista dos beneficiados

Quem disputará as vagas dos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Música, Teatro e Teatro (Licenciatura), deve, 48 horas após efetuar a inscrição, ou no máximo até o dia 17 de outubro, consultar na internet o local e o horário das provas de Habilidades Específicas, que serão realizadas entre os dias 20 e 30 de outubro apenas na cidade de Porto Alegre. O aluno também será submetido a prova de Vestibular com os demais candidatos de outros cursos.

Para os demais candidatos a confirmação de inscrição com os locais da prova estará disponível no site a partir do dia 08 de dezembro.

Cotas

A UFRGS destina 30% das suas vagas para alunos que cursaram no mínimo metade do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio em escola públicas. Desse percentual metade destina-se aos candidatos autodeclarantes negros.

Prova

O Vestibular da UFRGS é realizado em fase única dividida em quatro dias, e consta de provas objetivas das disciplinas cursadas no Ensino Médio e uma redação, dispostas da seguinte maneira:
- 04 de janeiro às 08h: Física, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira Moderna;
- 05 de janeiro às 08h: Língua Portuguesa e Redação
- 06 de janeiro às 08h: Biologia, Química e Geografia;
- 07 de janeiro às 08h: História e Matemática.

Por Simone Bastos