Iniciam hoje, 15 de abril, as inscrições para o Vestibular Litoral 2012 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Elas seguem até às 16h do dia 09 de maio. São 545 vagas ofertadas em 14 cursos.
A taxa é de R$ 80, para treineiros o valor é de R$ 77. Isenções podem ser solicitadas entre hoje e o dia 23 de abril, nesta página. Para fazer o pedido é preciso estar inscrito no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O resultado sai no dia 27 deste mês.
Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar os computadores, das 8h30 às 17h30, do posto de atendimento na sede da instituição, localizada na Rua Jaguariaíva, 512, Caioba, Matinhos (antiga Associação Banestado). Cotas são oferecidas para negros e estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas da rede pública. Para concorrer nesse sistema é preciso indicar uma delas no momento da inscrição.
Cronograma
Em 16 de maio serão disponibilizados os locais de prova da primeira fase, que será aplicada no dia 20 seguinte e composta por 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais. Os classificados serão publicados até às 18h de 1º de junho.
A partir do dia 13 seguinte será divulgado o ensalamento da segunda etapa, que acontecerá no dia 17 do mesmo mês. Nessa fase os vestibulandos precisam elaborar uma redação e responder a cinco perguntas discursivas. O resultado final está previsto para 13 de julho, com matrículas entre os dias 23 a 25. Mais informações no Edital e Guia do Candidato.
Feira de Profissões
Também neste domingo, das 9h às 17h, será realizada a 7ª Feira de Profissões da UFPR Litoral, em Matinhos. Os visitantes poderão conhecer toda a estrutura do campus, como laboratórios, biblioteca e salas de aula, além de visitar os estandes dos 14 cursos oferecidos para saber mais de cada um deles.
O evento é totalmente gratuito e oferecerá ainda minicursos, oficinas, atrações artísticas, brincadeiras e recreação. A programação artística-cultural e os minicursos podem ser conferidos aqui. A Feira é aberta a toda comunidade, porém o público alvo são os alunos do Ensino Médio das escolas públicas da região.
Veja também:
Saiba mais sobre a UFPR
Orientação vocacional
Por Dayse Luan