Whatsapp
Em 17/07/2021 06h00

Com 39 mil inscritos, UFPR aplica Vestibular 2020/2021 amanhã (18)

Notícias

Processo seletivo terá apenas uma etapa, com redação e questões objetivas. Aplicação será à tarde. Por Giullya Franco
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Crédito da Imagem: Marcos Solivan/Sucom UFPR
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aplica amanhã, 18 de julho, as provas do Vestibular 2020/2021. Seleção conta com 39.696 inscritos.

Acesse o ensalamento

O processo seletivo da UFPR sofreu alterações no seu cronograma desde o ano passado, por conta da pandemia. As provas da primeira fase tiveram que ser suspensas diversas vezes, até que em abril deste ano houve a definição do dia 18 de julho e, no mês seguinte, a instituição informou a alteração no formato da prova.

Para possibilitar a aplicação da seleção, as provas, que eram realizadas em duas fases, serão feitas em apenas uma etapa. A aplicação da prova será das 14h às 19h30. Os portões de acesso serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30 e os candidatos devem chegar com antecedência, usando máscara de proteção facial.

Os candidatos devem levar o comprovante de ensalamento, documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta.

Biossegurança

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório. Haverá termômetros na entrada dos locais de prova, álcool em gel e o número reduzido de candidatos nas salas. O candidato também poderá levar o caderno de provas para casa, reduzindo o manuseio de papel.

Provas

O novo formato do vestibular terá uma redação e uma prova com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, divididas pelas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira, Português, Literatura, Filosofia e Sociologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como não haverá questões discursivas, cada questão objetiva terá peso variável, de acordo com o curso escolhido. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos e a da redação é de 30 pontos. O candidato que tiver nota zero em qualquer uma das provas será eliminado.

  • Habilidades Específicas

O curso de Música terá segunda fase, com uma prova teórica, no dia 19 de julho, e a prova prática será por envio de vídeo, no período de 19 a 21 de julho.

Já os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não farão provas de habilidade específica neste vestibular.

Vagas e Resultado

A oferta da UFPR é de 5.383 vagas em 127 opções de cursos oferecidos em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Terra Roxa e Toledo.

Das oportunidades, metade é reservada aos estudantes de escola públicas, de acordo com a Lei de Cotas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O resultado deve ser liberado no dia 9 de setembro. As matrículas serão feitas de forma on-line e a data será divulgada em edital específico.

Para mais informações acesse o Site da UFPR ou consulte o edital.

Relacionados
A UFPR divulgou na manhã de hoje, 19 de julho, as provas e gabaritos do Vestibular 2020/2021.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES