Cederj prorroga inscrições do Vestibular 2020/1

Novo prazo se encerra na próxima quinta-feira, 31 de outubro. Candidatos podem optar por prova ou Enem.
Em 24/10/2019 15h00 , atualizado em 04/12/2019 14h37 Por Lorraine Vilela Campos

UENF é uma das universidades que participam do Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
UENF é uma das universidades que participam do Vestibular do Cederj - Crédito da Foto: Paulo Damasceno/UENF
Crédito da Imagem: Paulo Damasceno/UENF
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) prorrogou as inscrições do Vestibular 2020/1 até 31 de outubro. A taxa é de R$ 88.

Faça sua inscrição

Estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição. O resultado foi divulgado juntamente com a confirmação da pré-inscrição para cotas e ações afirmativas do Vestibular. Os critérios para participação em cada categoria podem ser vistos nesta notícia do Brasil Escola

Enem

Os candidatos podem optar pelo uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 como Vestibular. Apenas a UFRJ isenta do pagamento os inscritos pelo Enem, as demais instituições exigem que a taxa de inscrição seja paga esta sexta-feira, 25 de outubro. 

Os aprovados pela seleção via Enem serão conhecidos em 6 de novembro. Os candidatos que não forem convocados poderão participar das provas do Cederj como nova oportunidade. Neste caso, somente os inscritos para a UFRJ terão que pagar a taxa para participar das provas, sendo o prazo para pagamento até 7 de novembro. 

Provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Vestibular 2020/1 será publicado em 18 de novembro. Os candidatos poderão acessar o documento com os locais de prova até o dia 22 seguinte. 

As provas aplicadas em 24 de novembro, a partir das 9h, em diversas cidades do Rio de Janeiro. O Vestibular contará com uma redação e 60 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História. Algumas perguntas serão voltadas para conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

Resultado

As notas da prova objetiva serão divulgadas pelo Cederj em 4 de dezembro e a pontuação da redação será publicada no dia 12 seguinte. 

O resultado final do Vestibular do Cederj será publicado em 9 de janeiro de 2020 e as matrículas serão realizadas nos dias 14 e 15 seguintes. A previsão é de que outras reclassificações sejam feitas em 16, 21 e 23 de janeiro. 

Vagas

O Cederj oferece 7.634 vagas no Vestibular 2020/1. A oferta é para o Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio. Esta seleção tem como novidade a oferta do curso de Engenharia Meteorológica e um novo polo do consórcio - Mesquita, na Baixada Fluminense.

Parte das vagas do Vestibular destina-se aos candidatos da Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. Há, ainda, a reserva para professores da rede pública. 

Ações Afirmativas: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo no Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Cotas: cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Metereológica, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química do Cefet, da UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF. UERJ e Uenf.

Professores da rede pública: 10% das vagas da UFRJ, 20% na UFF e 20% da Unirio.

  • Vagas pelo Enem

As vagas exclusivas para o ingresso via Enem são divididas de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato:

  • UFRJ: 30% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFF, UniRio e Cefet/RJ: 12,5% para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e 30% para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos);
  • UFRRJ (curso de Tecnologia em Segurança Pública exclusivo para profissionais da ativa em Segurança Pública): 30% para o Enem, sendo metade para Enem-Ações Afirmativas (estudantes de escolas públicas) e metade para Enem-Ampla Concorrência (demais candidatos). 

Polos

Os polos do Cederj estão localizados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Mais informações no edital e pelo site do Cederj.