Avô estuda com netas e passa na UFMA pelo SiSU

Aposentado, em três anos concluiu ensino médio, fez Enem e foi aprovado para curso de Turismo
Em 29/03/2022 16h22 , atualizado em 29/03/2022 17h18 Por Silvia Tancredi

Antônio Jorge passou na UFMA pelo SiSU aos 61 anos
Antônio Jorge passou na UFMA pelo SiSU aos 61 anos
Crédito da Imagem: Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois de trabalhar por 33 anos como auxiliar de maquinista, Antônio Jorge Dinis Almeida, 61 anos, aposentou-se. Com tempo livre, concluiu os estudos do ensino médio. Fez o Enem 2021 e, em seguida, se inscreveu no SiSU. Resultado: o aposentado foi aprovado para o curso de Turismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O filho de Antônio teve papel fundamental na conquista do seu pai. Professor universitário, incentivou o maranhense a terminar os estudos que precisou abandonar na adolescência porque teve que começar a trabalhar.

Filhas da enteada do aposentado e netas do coração, as irmãs gêmeas Yngridy e Yasmin fizeram questão de acompanhar o avô na retomada dos estudos do ensino médio. Ambas são estudantes universitárias e o ajudaram nas disciplinas que dominam. 

Antônio passou na segunda chamada na lista de espera do SiSU neste mês. Quando recebeu a notícia de que havia sido aprovado, por meio de uma ligação das netas, ficou muito feliz e emocionado. 

“A minha sensação é de como se eu estivesse na adolescência, naquela expectativa de ir para a escola. É tudo novidade daqui pra frente. Tô confiante”, comenta o calouro da UFMA, Antônio Jorge, 61 anos.

Trajetória

Quando cursava o segundo ano do ensino médio, o Antônio perdeu o seu pai. Por isso, teve que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar sua mãe e seus irmãos. Ele foi para o Exército, onde ficou quatro anos e se tornou cabo. Na ocasião, tentou concluir os estudos, mas não conseguiu. 

Depois que saiu do Exército, Antônio conseguiu emprego de Segurança na antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Trabalhou durante um ano nesse cargo.

Na época, o maranhense soube de um concurso para ser Auxiliar de Maquinista. Fez a prova e passou. “Nos primeiros anos, trabalhava nos trens com passageiros. Depois, só de cargas. Trabalhei como auxiliar de maquinista por 33 anos e seis meses”, afirma.

Estudos

Antônio aposentou-se de 2015 para 2016. Três anos depois, começou a estudar as disciplinas do ensino médio por meio das apostilas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em casa. Fez algumas provas presenciais, mas, durante a pandemia do coronavírus, realizou os exames pela internet.

O maranhense também estudou por meio de videoaulas. “Eu gosto muito de ler e também estudava muito pela internet. Não cheguei a fazer nenhuma redação em casa, mas pesquisei vídeos sobre a redação do Enem”, relembra.

Acesse o Canal do Brasil Escola no YouTube

Como Antônio não via as disciplinas do ensino médio há tanto tempo, suas netas o ajudaram estudando com ele. Yndridy cursa Engenharia Civil na UFMA e ajudou o avô nos estudos de Matemática, Física e Química. Yasmin cursa Direito e auxiliava o avô nos estudos das disciplinas de Humanas.

Antônio Jorge com seu filho e netas/Crédito: divulgação

Enem e SiSU

Em 2021, Antônio terminou os estudos do ensino médio. Ele ganhou o incentivo da família para fazer a inscrição no Enem 2021. 

“Tirei 620 na redação do Enem. No começo, achei que não era uma boa nota, pois vi que tinha gente que tirava 900. Mas minhas netas falaram que minhas notas foram boas para alguém como eu, que tinha acabado de retomar os estudos”, recorda o aposentado.

As netas de Antônio comentaram que ele poderia usar as notas do Enem para ingressar em um curso superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O aposentado topou se inscrever no programa do Ministério da Educação (MEC) e Yngridy e Yasmin cuidaram de todo o processo de inscrições do SiSU

“Eu só falei para minhas netas que queria fazer um curso superior com o qual me identificasse. A princípio, meu desejo era fazer Ciências Contábeis, mas minha nota não dava. Então, elas escolheram Turismo como primeira opção e Ciências Imobiliárias como segunda”, conta.

Dever cumprido

Embora não seja avô biológico de Yngridy e Yasmin, elas consideram Antônio como se fosse e o admiram “Nosso avô é tudo para nós. Desde pequenas que ele cuida da gente. Avô é quem cria. Então temos ele como um dos maiores exemplos”, elogiam as irmãs gêmeas.

As jovens ajudaram o avô tanto nos estudos do EJA quanto nos do Enem. Também o auxiliaram na escolha do curso superior, procurando uma carreira com a qual ele se identificasse. 

“Nosso avô foi ferroviário, ele viajou muito e conhece bastante sobre a cultura do estado e aqui de São Luís, que é uma cidade bastante cultural. Ele gosta muito do Carnaval e ele e minha avó sempre vão assistir as apresentações de São João. Por isso, achamos que o curso de Turismo tinha a cara dele”, explicam as irmãs.

Conheça 14 profissões para quem gosta de viajar

"Temos sentimento de dever cumprido por ter ajudado nosso avô nos estudos. Crescemos na casa dele. Ele fazia tudo que a gente queria, brincava com a gente, era um avô perfeito. Então temos um carinho muito grande por ele, uma eterna gratidão. Poder retribuir isso de alguma forma é muito bom", avaliam as irmãs gêmeas.

A notícia da aprovação de Antônio em Turismo na UFMA pelo SiSU 2022/1 veio tarde da noite. “Entrei no site do sistema e vi o nome do meu avô entre os aprovados. Corri para dar a notícia para minha irmã e mãe”, relata Yngridy.

Em seguida, as netas ligaram para a esposa de Antônio e contaram sobre a aprovação. “Minha vó disse que tinha uma coisa boa para contar e falamos para ele. Ele ficou muito feliz, ele chorou, coração acelerou (risos)”, recorda. 

Quando viram o nome do avô na lista de aprovados no SiSU, as gêmeas levaram um choque do bem. ‘Muita gente que estuda por muito tempo não consegue ser aprovado, e ele que acabou de concluir o EJA conseguiu passar. Foi muito gratificante”, analisam.

Agora, Seu Antônio se prepara para fazer a matrícula e iniciar as aulas. A neta Yngridy, que estuda na UFMA, está providenciando os documentos para a matrícula do avô. A previsão é que aulas da UFMA comecem no dia 14 de abril.