Após quase três meses de espera, os mais de 4 mil inscritos no Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) podem, enfim, acessar o resultado final. As provas aplicadas em dezembro do ano passado foram anuladas e novas foram feitas em fevereiro deste ano, adiando a publicação da lista de aprovados.
As provas que valeram foram aplicadas entre os dias 05 e 07 de fevereiro. No primeiro dia os candidatos elaboraram uma redação e responderam 40 questões de múltipla escolha dos conteúdos de português, língua estrangeira e literatura. Durante o segundo dia, os vestibulandos tiveram que responder 50 questões sobre química, física e biologia. As provas do último dia foram compostas por outras 50 questões sobre matemática, geografia, história, filosofia e sociologia.
Ao todo, o Vestibular 2012 da Uncisal ofereceu 440 vagas. O curso mais concorrido da seleção foi Medicina, com 77,24 candidatos por vaga. Em seguida apareceram Fisioterapia e Enfermagem com concorrência de 19,35 e 13,65, respectivamente.
Matrícula
As matrículas dos calouros acontecem de segunda a quarta-feira da próxima semana, 05 a 07 de março, das 8h às 14h, na Gerência de Controle Acadêmico da Uncisal. Os documentos necessários para a matrícula podem ser consultados nas páginas 20 e 21 do Edital do Vestibular 2012.
Para as vagas não preenchidas, ou resultantes de desistência de matrícula, serão convocados novos candidatos, obedecendo à ordem de classificação. As novas chamadas deverão ser divulgadas até as 14h do dia 18 de maio.
O cancelamento
No dia 09 de dezembro do ano passado, um grupo com cerca de 200 candidatos foi ao Ministério Público de Alagoas reclamar contra problemas de segurança, erros de gramática e questões sem respostas no caderno de provas do Vestibular 2012. Até então, o processo seletivo estava sob responsabilidade da empresa Exatus, do Paraná, que havia vencido a licitação.
Diante das denúncias e da falta de esclarecimentos da Exatus, a reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska, anunciou no dia 21 de dezembro que o vestibular estava cancelado e que a universidade iria mover ação judicial contra a empresa que aplicou as provas.
No dia 05 de janeiro foi decidido que o novo vestibular seria aplicado pela Copeve/UFAL, que tem tradição na organização de processos seletivos. A decisão foi apoiada pelos vestibulandos.
Veja também:
Conheça a Uncisal
Foi aprovado? Comente aqui!
Por Adriano Lesme