Amanhã é o último dia para pedir bolsa remanescente do ProUni nas universidades

Em 03/04/2008 10h45 , atualizado em 03/04/2008 10h46 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Amanhã (04) é o último dia para que estudantes não inscritos no ProUni – Programa Universidade Para Todos – reivindiquem bolsas remanescentes do processo seletivo de 2008 do programa nas universidades particulares onde são matriculados.

Os interessados devem procurar informações nas secretarias das próprias universidades. As instituições poderão criar processos seletivos para essas bolsas ou considerar o desempenho acadêmico dos candidatos na universidade. Além disso, os interessados devem se enquadrar no perfil socioeconômico exigido pelo ProUni.

Um total de 36.312 bolsas sobraram neste primeiro processo seletivo do ProUni, programa governamental que oferece bolsas universitárias em parcerias com universidades particulares.

Essas bolsas remanescentes representam 34,2% do total de bolsas oferecidas neste processo seletivo (106.134). Segundo a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSu/MEC), o motivo da sobra de bolsas pode ter vindo da desistência de estudantes beneficiados (alguns desistem por não ter condições de arcar com o curso ou com os custos de mudar-se para outra cidade afim de fazer a faculdade).

Bolsas remanescentes

A maior parte dessas bolsas (24.573) era de concessão parcial do benefício (50% de desconto na mensalidade). Ainda assim, 11.739 bolsas integrais sobraram após a seleção dos aprovados.

A SeSu informou também que a maior parte destas bolsas foi classificada como “benefício adicional”, ou seja, são bolsas oferecidas por interesse próprio das instituições e não são contabilizadas para efeito de isenção fiscal.

Se ainda houver sobra após essa seleção, as bolsas serão destinadas ao próximo processo seletivo do ProUni, para o segundo semestre de 2008.

Saiba mais:
ProUni – Programa Universidade Para Todos
A relação entre Enem e ProUni


Por Camila Mitye