A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza na manhã de hoje, 24 de maio, o seu Vestibular Indígena 2015/2 e 2016/1. As provas serão aplicadas das 8h às 12h, na cidade de Boa Vista. A saída dos candidatos será liberada às 9h, mas eles só poderão levar o Caderno de Questões após as 10h.
Na ocasião, os inscritos responderão 24 questões de múltipla escolha sobre Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Matemática, Língua Portuguesa e Química com peso 1; 8 questões específicas, conforme o curso escolhido, com peso 2; e 5 questões indígenas com peso 3. Eles também serão submetidos a uma Redação.
Os candidatos deverão se apresentar com, no mínimo, uma hora de antecedência portando documento original de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Eles não poderão portar armas ou aparelhos eletrônicos nos locais de prova, tais como bip, telefone celular, calculadora, MP3/MP4, Pager, rádio receptor, gravador, relógio e similares.
O gabarito preliminar deve ser liberado logo após o término das provas com prazo de dois dias úteis para recursos. Já as classificações preliminar e oficial serão anunciadas nos dias 14 e 22 de julho, respectivamente. Os aprovados serão condicionados, ainda, a uma análise de currículo.
Estão sendo oferecidas 54 vagas em 15 cursos, sendo 6 para pessoas com deficiência; e outras 140 para as graduações em Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena e Licenciatura Intercultural, sendo 36 para indígenas. Mais informações podem ser obtidas no Edital ou Manual do Candidato.
IFTO Palmas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) também aplica as provas do seu Processo Seletivo 2015/2 do campus Palmas. Elas acontecem das 14h às 18h e serão compostas por 60 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Química, Biologia, Física, Matemática, Língua Estrangeira, História e Geografia, além da Redação.
Os vestibulandos terão acesso ao local de prova a partir das 13h. Eles deverão portar original do documento de identificação utilizado no ato da inscrição, lápis, borracha e caneta de tinta preta. Os portões de acesso serão fechados às 13h50, pontualmente, e os estudantes poderão retirar-se somente após as 16h ou a partir das 17h30 com o caderno de provas.
Armas, calculadoras, aparelhos celulares, relógios, bips, aparelhos de som, bonés, lenços, chapéus, óculos de sol e similares também são proibidos, na ocasião. O gabarito provisório será disponibilizado ainda hoje com prazo até amanhã, 25, para interposição de recursos. A versão definitiva sai no dia 28.
Já a primeira chamada é esperada para 26 de junho. No total, 1.769 estudantes se inscreveram para a disputa das 75 oportunidades para os cursos de Sistemas para Internet, Gestão Pública, Agronegócio e Engenharia Civil. Destas, 50% são reservadas para alunos de escola pública. Engenharia Civil é o curso mais concorrido. Confira a demanda. Outros detalhes podem ser conferidos no Edital.
Por Wanja Borges