Abaixo-assinado de alunos do Mato Grosso tenta mudar a data do Vestibular da UFMT

Em 27/08/2008 13h17 , atualizado em 27/08/2008 17h38 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Estudantes do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (Genp) do Cefet-MT (Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso) e alunos de escolas públicas e particulares de Cuiabá reúnem-se hoje (27), em frente à Biblioteca da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para protocolarem, em seguida, um abaixo assinado pedindo à Comissão de Exames Vestibulares (CEV-UFMT) a alteração da data de aplicação da prova do próximo Vestibular da instituição.

O abaixo-assinado já possui, até então, três mil assinaturas de estudantes de escolas públicas e particulares do estado do Mato Grosso. A iniciativa de fazer o abaixo assinado foi do Genp do Cefet-MT e, segundo uma de suas representantes, a estudante do curso integrado técnico de Informática, Lorena Karolina Brusche, os estudantes querem unificar a data do Vestibular da UFMT com o de outras universidades federais do país, em especial a da UFG (Universidade Federal de Goiás).

De acordo com Lorena, a alteração da data impediria que estudantes de outros estados inflassem a concorrência do Vestibular da federal mato-grossense, uma vez que ele teria que optar entre prestar vestibular em seu estado ou em outro. Além disso, “os estudantes de outros estados muitas vezes acabam desistindo do curso, deixando a vaga em aberto, enquanto os estudantes mato-grossenses ficam de fora da lista de aprovados”, disse Lorena. Outro argumento dos estudantes é que os mesmos alunos de outros estados, depois de formados na UFMT vão embora do estado, e acabam não contribuindo para a economia da federação.

Outra versão

No início da semana, quando a história do abaixo-assinado chegou até o administrativo da UFMT, o Reitor da instituição, Paulo Speller, declarou que a data do Vestibular não seria alterada. Até então, as provas continuam marcadas para os dias 16 e 17 de novembro.

Segundo Speller, por ser uma instituição federal de ensino superior, a UFMT deve atender a todos os estudantes do país, de qualquer estado, não podendo, assim, privilegiar os alunos do Mato Grosso. Dessa forma, o Reitor aconselhou aos estudantes mato-grossenses que se preparem melhor para o Vestibular e derrotem a concorrência de outros estados.

Por Camila Mitye