Começou ontem, 8 de janeiro, a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular 2023 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As provas seguem até hoje (9).
No primeiro dia foram aplicadas questões discursivas de Português e Redação. De acordo com Anderson Rodrigues, Diretor Pedagógico do Oficina do Estudante, a prova de português foi muito bem elaborada, com questões envolvendo gramática, figuras de linguagem e interpretação de texto.
Para a professora Liliane Negrão, a prova de Linguagens da Fuvest repetiu duas de suas principais características que já são conhecidas pela maioria dos vestibulandos: questões de compreensão textual e a presença de uma lista considerável de gêneros textuais variados.
Entre os gêneros, temos charge, música, peças publicitárias e artigos.
A diferença deste ano com relação às edições anteriores está no tipo de cobrança ligada a tópicos gramaticais, sendo esse assunto contemplado nos exercícios relacionados ao uso de vírgulas e ao conhecimento prévio sobre o conceito de algumas figuras de linguagem, como antítese e ironia. - Liliane Negrão
De acordo com a professora e o professor Marcelo Maluf, o exercício 04 foi um dos mais difíceis, já que os candidatos precisavam se atentar as imagens para responder corretamente.
A prova de literatura foi de nível médio a difícil, abordando as seguintes obras: “Poemas Escolhidos”, de Gregório de Matos, Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, “Campo Geral”, de Guimarães Rosa e Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade.
Redação 2ª fase Fuvest 2023
O tema da redação da 2ª fase do Vestibular Fuvest 2023 foi: "Refugiados ambientais e vulnerabilidade social". De acordo com Arthur Medeiros, coordenador de redação do Poliedro Curso, o tema se diferenciou das temáticas dos últimos anos por ter sido menos abstrato e filosófico.
De modo geral, não considero esse um tema de redação particularmente difícil. Ele traz um problema social muito claro e sobre o qual muito se fala, seja nas mídias sociais, seja nos noticiários - Arthur Medeiros
2ª fase Fuvest 2023
De acordo com a Fuvest, no primeiro dia, a prova contou com 2.185 abstenções entre os 30.155 candidatos convocados, um total de 7,24%. A prova do primeiro dia já foi divulgada e pode ser acessada aqui.
Hoje, 09 de janeiro, a Fuvest aplica as provas discursivas de disciplinas conforme o curso escolhido pelo candidato. As provas serão aplicadas das 13h às 17h.
Resultado
O resultado do Vestibular 2023 da Fuvest será divulgado no dia 30 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão se matricular entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro.
A segunda chamada será publicada no dia 10 de fevereiro, com matrículas nos dias 13 e 14 do mesmo mês.
Para mais informações acesse o Manual do Candidato e site do vestibular da Fuvest.