11 calouros sofrem queimaduras em trote na UFVJM

Em 15/08/2008 10h34 , atualizado em 15/08/2008 10h43 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Um trote violento sofrido por 11 calouros da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais desde a última segunda-feira, 04 de julho, dia em que o fato teria ocorrido, na cidade de Diamantina.

Segundo a investigação, durante um trote, os calouros teriam sido atingidos por uma mistura de ácido muriático, creolina e limão. Essa mistura provocou queimaduras de primeiro e segundo graus nos estudantes, e alguns deles chegaram a ser internados na Santa Casa de Diamantina, mas já receberam alta.

Os jovens foram ouvidos mas não identificaram os autores do trote (possivelmente, veteranos da UFVJM). A universidade, por meio de seu Conselho Universitário, divulgou uma carta de esclarecimento e disse já ter criado uma comissão de inquérito para tentar encontrar os responsáveis pelo trote. Ainda assim, a UFVJM alegou que o trote aconteceu fora dos limites de seu campus.

Veja a carta de esclarecimento da UFVJM

Caso sejam identificados, além de sofrerem punições da universidade, os agressores responderão processo por lesão corporal qualificada e poderão pegar pena de seis a um ano de prisão.

Mistura perigosa

Ácido muriático é nome comercial da solução aquosa impura do cloreto de hidrogênio (HCl) utilizado na metalurgia para a eliminação da oxidação em superfícies metálicas (decapagem) e também na limpeza de paredes prediais. Dependendo da concentração, o cloreto de hidrogênio pode produzir desde uma leve irritação até queimaduras graves na pele e olhos. Em níveis mais elevados pode levar até ao estreitamento dos bronquíolos, acumulando líquidos nos pulmões, podendo levar a morte.

Já creolina é um desinfetante potente e deve ser usada em locais bem arejados, pois pode causar tontura e dor de cabeça intensa. Ao ser absorvida pela pele pode provocar hemólise e lesão renal.

O limão, por sua vez, ao entrar em contato com a pele e ser atingido pela luz do sol, provoca manchas, bolhas e queimaduras.

Veja também:
Brincadeira de mau gosto

Por Camila Mitye