Whatsapp
Em 04/12/2007 10h25 , atualizado em 07/06/2021 14h53

Tecnologia em Viticultura e Enologia

Guia de Profissões

Curso prepara profissionais para desenvolver produtos derivados da uva, como o vinho. Por Giullya Franco
Processo de produção do vinho e controle de qualidade estão entre as áreas estudadas no curso.
Processo de produção do vinho e controle de qualidade estão entre as áreas estudadas no curso.
PUBLICIDADE

O suco de uva e o vinho são bebidas que fazem parte da história da humanidade há milhares de anos. Presente em várias culturas, há indícios do consumo do vinho no Oriente Médio há mais de 7 mil anos. Essa tradição percorreu civilizações e segue até os dias atuais.

Conheça a história do vinho

Trabalhar com produtos derivados da uva exige muito conhecimento, técnica e experiência. Por conta disso, surgiu o curso técnico de Viticultura e Enologia e, posteriormente, a graduação tecnológica, que é um curso superior.

O nome Viticultura é dedicado à ciência que estuda a produção da uva e seus derivados, sendo bebidas e até cosméticos.  Já a Enologia é a área focada nos processos que envolvem a produção do vinho.

O profissional de Viticultura e Enologia é conhecido como viticultor e/ou enólogo. Ele é capacitado para atuar em todo o processo que envolve a produção dos produtos à base de uva, desde o cultivo, passando pela colheita, armazenamento e produção até chegar à distribuição e controle de qualidade. 

O viticultor e enólogo precisa entender de bioquímica, microbiologia, gestão e acima de tudo, ser apaixonado por vinho. Como a safra da uva ocorre uma vez ao ano, o profissional tem que estar preparado para trabalhar muito nesse período. É um mercado sazonal.

Curso

A formação para o tecnólogo em Viticultura e Enologia tem duração média de três anos, podendo ser realizada na modalidade presencial ou em ensino a distância (EaD). O curso é oferecido em poucas instituições de ensino no país, sendo a maioria localizada na região Sul, local com mais tradição na produção do vinho.

Durante o período de estudos, os alunos passam por disciplinas que fornecem todo o conhecimento sobre o processo da produção do vinho. Também se leva em consideração o aprendizado sobre a qualidade do que está sendo produzido até as etapas de comercialização e logística.

O curso é dividido em dois anos e meio de teoria e meio ano de prática, com o estágio. Na primeira etapa, teórica, os estudantes têm acesso a todo o conhecimento da viticultura, com disciplina como química e física do solo e botânica, que ajudam a compreender a relação da plantação com o solo e atmosfera. No início do curso, os estudantes também são preparados para lidar com o manejo da uva.

Quando adquirem o conhecimento teórico, vão para a etapa prática. O estágio costuma ser feito em vinícolas, campos e laboratórios, tornando o profissional apto a desenvolver qualquer atividade na cadeia produtiva da uva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grade curricular

1º ano
Biologia
Química Aplicada
Microbiologia
Matemática Aplicada
Introdução à Viticultura
Introdução à Enologia
Bioquímica
Fertilidade, nutrição e adubação
Química Instrumental
Operações Pré-Fermentativas
Agrometeorologia

2º ano
Manejo e Conservação do Solo
Análise Sensorial
Vinificação
Práticas Enológicas
Informática Aplicada
Fisiologia Vegetal
Implantação do Vinhedo
Entomologia
Propagação e Melhoramento da Videira
Fitopatologia
Vinificação de Espumantes
Irrigação e Drenagem

3º ano
Produção de Uva de Mesa
Controle Enológico e Envasamento
Derivados da Uva e do Vinho
Práticas de Gestão
Gestão Ambiental para Vitinicultura
Manejo do Vinhedo
Controle da Qualidade
Viticultura não convencional
Tecnologia de Bebidas
Marketing Aplicado a Enologia
Regiões Vitinícolas

Mercado de Trabalho

Os tecnólogos em Viticultura e Enologia podem optar por diversos setores de atuação. Há oportunidades de trabalho em vinícolas, comércios de produtos derivados da uva, restaurantes, adegas e indústrias de produção de uvas e vinhos.

Também há a possibilidade de atuar como profissional autônomo que presta consultoria às empresas sobre a qualidade do vinho servido ou vendido aos clientes.

Veja algumas opções:

Enoturismo

Este é um segmento turístico para os apaixonados pelo vinho. Algumas regiões marcadas pela produção de vinho costumam receber turistas em suas vinícolas, adegas e restaurantes. Esta é uma área interessante para os profissionais que gostam de histórias e de manter contato com pessoas, para trabalhar como um guia dessas atividades.

E-commerce

As plataformas on-line ganharam espaço em praticamente todos os segmentos na última década. A venda de vinhos é um bom exemplo, principalmente pela variedade de produtos oferecidos nos canais digitais e o preço mais baixo em relação às lojas físicas. Com isso, enólogos com aptidão para a área comercial podem investir nesta área, analisando vinhos e recomendando para clientes virtuais.

Produção de Uva

Os profissionais desta área também podem escolher o setor da produção da matéria-prima, a uva. Como estão aptos a desempenhar todas as funções sobre a produção da uva, trabalhar com a fase do plantio e colheita para enviá-la para as próximas etapas do processo de transformação nos derivados também está entre as opções.

Sommelier

Este é o especialista em vinhos que costuma trabalhar com restaurantes, adegas e estabelecimentos da área para avaliar e também qualificar e explicar aos clientes a qualidade do vinho oferecido.

Elaboração do Vinho

Quem produz o vinho pode ter uma empresa própria ou trabalhar em vinícolas. É importante gostar dos processos que envolvem a produção e conservação do produto para que ele tenha a melhor qualidade possível.

Salário

O salário para quem trabalha nessa área varia de acordo com o porte da empresa e tem média entre R$ 2 mil a R$ 3,5 mil.


Instituição de Ensino 

Região Nordeste
Pernambuco: IF-Sertão (Petrolina)

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel (Pelotas); IFRS (Bento Gonçalves); IFSul (Pelotas)

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES