Topo
pesquisar
Em 19/05/2016 15h43, atualizado em 19/05/2016 15h43

Enfermagem

Guia de Profissões

O técnico em enfermagem é o agente responsável por desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Por Letícia de Oliveira Januário
Técnicos em Enfermagem auxiliam médicos em diversas funções
Técnicos em Enfermagem auxiliam médicos em diversas funções
PUBLICIDADE

A principal função de um Técnico de Enfermagem é desenvolver ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. No Brasil, a diferença entre o Enfermeiro com formação superior e o profissional com formação técnica é que, enquanto o Técnico está preparado para questões práticas do trabalho, o Enfermeiro atua em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.

Com uma carga horária média de 1.200 horas acrescida de 400 horas de estágio supervisionado, o curso Técnico em Enfermagem tem duração mínima de dois anos. Podem fazer o curso estudantes matriculados a partir do segundo ano do ensino médio ou aqueles que já possuem formação de nível médio. É necessário também ter idade mínima de 18 anos.

A formação de um Técnico em Enfermagem pauta-se em questões científicas e práticas. Os conteúdos abordados durante o curso englobam tanto os princípios técnicos do exercício da enfermagem quanto os conceitos filosóficos da formação humana. Além do estágio profissional supervisionado obrigatório, os estudantes participam de diversas aulas práticas em laboratórios de simulação.

Na grade curricular, constam disciplinas básicas, como Anatomia, Fisiologia Humana e Fundamentos de Enfermagem, até as mais avançadas, como as displinas que direcionam a formação para Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico. 

Escolas ligadas a Hospitais públicos e privados em todo o Brasil oferecem o curso, além de Escolas Ténicas e o Senac. Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também disponibilizam a formação entre seus cursos técnicos.

Área de atuação

Ao final do curso, o Técnico de Enfermagem estará capacitado para lidar com pacientes de média e alta complexidade e a fazer curativos e pequenas intervenções. Podem atuar em Hospitais, Clínicas, Redes Ambulatoriais, Unidades Básicas de Saúde, Creches, Spas, Abrigos, Casas de Repouso, entre outros.

Os rendimentos iniciais variam conforme o local de atuação do profissional, partindo de R$ 1.500 e podendo chegar a R$ 2.500. Para o desempenho do ofício, é necessário certificado de conclusão de curso e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). 

  • Relacionados
Mais do que prescrever remédios e procedimentos, os profissionais da saúde coletiva acompanham as necessidades da comunidade
Guia de Profissões
Saúde Coletiva
O enfermeiro é responsável pelo bem-estar do paciente
Guia de Profissões
Enfermagem
Gerontologia é a promoção da qualidade de vida no envelhecer
Profissões do Futuro
Gerontologia
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola