Canto

A maioria dos técnicos em Canto atua de forma autônoma, mas há oportunidades em órgãos públicos e empresas privadas.
Por Rafael Batista

O curso prepara profissionais para atividades de performance vocal
O curso prepara profissionais para atividades de performance vocal
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Canto proporciona, por meio de trabalhos teóricos e práticos, a preparação de profissionais para atividades de performance vocal (recitais, óperas, musicais, espetáculos teatrais, shows, eventos etc.). Ministrado em cinco módulos, o curso habilita o aluno para atuar em coral ou como solista, preocupando-se sempre com a obra, regência e as circunstâncias da apresentação ou gravação.

De acordo com a programação da grade curricular, os estudantes realizam pesquisas, projetos, atividades individuais e em grupo para promover a colaboração e a capacidade de interagir de forma integrada e harmoniosa com equipe de produção, artistas e plateia. Entre as disciplinas ministradas, estão Consciência e Expressão Corporal, Musicalização, Ética e Cidadania Organizacional e Técnica Vocal para Canto.

Na maioria das escolas que ministram o curso, após a conclusão dos dois primeiros módulos, é concedida a certificação intermediária de Técnico de Nível Médio em Backing Vocal. Em média, o curso possui carga horária de 800 horas, distribuídas em dois anos e meio de duração. Para  matricular-se, os estudantes devem cursar a partir do segundo ano do Ensino Médio ou já ter concluído o ensino médio.

Mercado de trabalho

É possível observar que, nos últimos anos, vários projetos governamentais incentivaram as programações artísticas e culturais em diversas cidades do país. Graças à ampla divulgação desses eventos, o mercado para os artistas está cada vez mais amplo e variado. Por meio dos incentivos do governo, é possível atuar em corais, grupos de música popular e folclórica e orquestras de câmara.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, o profissional Técnico em Canto também pode atuar em empresas de comunicação (rádio, televisão e novas mídias), estúdios de gravação, grupos teatrais e no gerenciamento de carreiras profissionais. Outra opção é a atividade autônoma em eventos privados e prestando serviços ao poder público e privado.

Salário

Não existe uma média salarial que se aproxime das condições de trabalho de todos os profissionais, uma vez que a maior parte deles trabalha por conta própria. No entanto, alguns cantores cobram de R$ 500 a R$ 1.000, dependendo do evento e da permanência. Uma opção para melhorar a média salarial e o campo de atuação é o curso superior de Bacharelado em Música.

O curso Técnico em Canto é um dos subsidiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por isso, é ministrado por escolas técnicas federais, estaduais e municipais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e outras instituições privadas também formam profissionais na área.