Produção Fonográfica

Por Camila Mitye

O produtor fonográfico deve ter uma boa percepção auditiva
O produtor fonográfico deve ter uma boa percepção auditiva
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em 1960, uma lei federal regulamentou a profissão de músico e criou a Ordem dos Músicos do Brasil. Desde então, surgiram uma variedade de cursos de graduação para a formação de profissionais da área musical. Porém, a grande maioria destes cursos era voltada para a formação erudita do músico (ou professores de música ou compositores), o que gerou uma deficiência de profissionais da área com domínio tecnológico dos processos musicais. Os cursos de tecnologia vieram suprir essa deficiência, especialmente o curso de Produção Fonográfica (também conhecido como Gravação e Produção Fonográfica). Esses cursos formam profissionais que dominam as tecnologias de gravação e produção de discos, cds, dvds, trilhas sonoras e espetáculos musicais.

Atividades

O tecnólogo em Produção Fonográfica é responsável por todas as etapas de concepção de uma produção musical (desde a escolha do repertório, passando pela produção, gravação, divulgação até a distribuição final do produto). Veja mais algumas competências deste profissional:
- Produção de trilha e efeitos sonoros especiais para Teatro e Cinema;
- Trabalho em espetáculos ao vivo e gravação e criação em estúdios;
- Operação de estúdios de áudio, aperfeiçoamento da qualidade do som e edição de obras musicais;
- Produção de arranjos, vinhetas, comerciais e trilhas para TV, Rádio e produtoras;
- Domínio da área tecnológica (softwares e equipamentos musicais), leitura musical e percepção auditiva apurada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este profissional é promissor. Ele pode trabalhar em produtoras independentes (selos), gravadoras, estúdios de gravação e sonorização, produtoras de shows e como autônomo (como produtor musical e operador de áudio).

O Curso

O curso tem em média 2 anos de duração e tem grande parte de sua carga horária composta de atividades práticas (laboratórios, mesas de som, microfones, periféricos, softwares de gravação e edição, etc.) somadas às bases teóricas, como os fundamentos de acústica.

Algumas disciplinas cursadas são: Música e mixagem, Percepção musical, Tecnologia musical, Música e imagem (videoclipe), Noções de instrumentação e arranjo e Produção de shows e eventos.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Rio de Janeiro: Unesa
São Paulo: UAM, Unoeste, FMSL, Fatec Tatuí

Região Sul
Rio Grande do Sul: UCPel

Região Nordeste
Pernambuco: Fibam