Topo
pesquisar
Em 03/12/2007 05h48, atualizado em 13/04/2011 11h51

Musicoterapia

Guia de Profissões

Por Patrícia Lopes
O profissional de Musicoterapia utiliza os sons para trabalharem de forma terapêutica.
O profissional de Musicoterapia utiliza os sons para trabalharem de forma terapêutica.
PUBLICIDADE

O curso de musicoterapia é incluído à área de saúde humana e tem como principal intuito formar profissionais que trabalhem de forma terapêutica utilizando métodos e técnicas musicais, como os sons, ritmos e melodias. As pessoas beneficiadas por estas técnicas são portadores de deficiências mentais, físicas, sensoriais, neurológicas, problemas emocionais, dificuldades de aprendizagem, distúrbio de atenção, escrita e leitura.

O curso prepara o aluno para restabelecer o equilíbrio físico, psicológico e social do indivíduo e para esta finalidade o musicoterapeuta pesquisa a relação do homem com os sons para produzir métodos terapêuticos. O profissional pode atuar em hospitais, clínicas, empresas, instituições de reabilitação, centros de geriatria e gerontologia.

Curso

O curso tem duração média de quatro anos, o currículo é composto por disciplinas das áreas de música, medicina e aprendizagem de alguns instrumentos. As matérias são história da música, percepção musical, psicologia do desenvolvimento, fisiologia, anatomia e neurologia. O estágio é obrigatório e é exigida uma monografia ao final do curso.

Mercado de trabalho

As expectativas de trabalho são grandes, uma vez que o curso tem tido boa receptividade e existem poucos profissionais. A área clínica oferece muitas oportunidades em consultórios, em conjunto com outros profissionais da área da saúde. As empresas também têm oferecido vagas para este profissional com o intuito de trabalhar na prevenção do estresse.

Principais faculdades:

Região Centro-Oeste
Goiás: UFG.

Região Sudeste
São Paulo: FPA, FMU.

Região Sul
Paraná: FAP.
Rio Grande do Sul: EST.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola