Cinema e Audiovisual

Formação capacita profissionais para o trabalho em diversas áreas de produção de vídeos, filmes e documentários.
Por Giullya Franco

Profissionais podem atuar em inúmeras funções na produção de materiais de áudio e som.
Profissionais podem atuar em inúmeras funções na produção de materiais de áudio e som.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O mundo cinematográfico desperta a atenção de pessoas desde a juventude, seja pelos super-heróis e heroínas, histórias de romance, humor, aventura, ficção, sagas e muitas outras coisas que fazem parte deste universo. Para quem ama cinema e tudo que envolve o audiovisual, há a possibilidade de fazer um curso superior e se tornar um profissional da área. 

Os profissionais de Cinema e Audiovisual são especialistas na produção de conteúdo com áudio e vídeo, como filmes, documentários, animações, programas de TV e rádio, propagandas etc. Eles podem atuar na direção, roteiro, produção, edição, efeitos especiais e demais etapas do processo de produção de conteúdo audiovisual.

Com o crescimento das redes sociais e, consequentemente, da demanda de produção de conteúdo para elas, abriu-se um mercado para o profissional de audiovisual. Nessa área, ele pode trabalhar atendendo artistas e empresas que querem divulgar sua marca, produto, campanha ou trabalho para o público.

Perfil do profissional

Ter criatividade é um requisito muito importante para quem vai atuar nessa profissão, afinal, é preciso despertar a atenção de um público. Além disso, organização, conhecimento de leis, história e cultura e aptidão com computador e outras tecnologias,  também são muito importantes.

Tópicos deste artigo

Curso

A formação no curso de graduação em Cinema e Audiovisual tem duração de cerca de quatro anos e pode ser realizada em bacharelado ou licenciatura. Os bacharéis saem do curso aptos a produzir conteúdos como filmes e vídeos e trabalhar na parte mais prática da profissão. Já os licenciados oferecem aulas e cursos na área, além de elaborar projetos no setor.

O início do curso de Cinema e Audiovisual é mais teórico, com os estudantes recebendo aulas sobre História do Cinema, Sociologia e Antropologia. O também vai conhecer as legislações que envolvem o setor. Existem várias leis para veiculação de mídia no país e elas devem ser conhecidas por quem vai trabalhar na área.

Durante os anos de estudos no curso, os futuros profissionais aprendem desde a parte de bastidores, com a criação de figurinos, cenários, iluminação e som, até a parte técnica de filmagens, operação dos aparelhos, edição de áudios e vídeos, para que chegue ao produto final exigido pelo veículo que vai circulá-lo.

Conheça uma sugestão de grade curricular:

Disciplinas

1º ano
História do Cinema Mundial
Produção em Cinema e Audiovisual
Fundamentos da Direção e Fotografia
Introdução à Linguagem e Teoria do Cinema e do Audiovisual
Som no Cinema e no Audiovisual
Teoria da Percepção
História do Cinema Brasileiro
Design Visual: Direção de Arte, Cenário e Figurino
Estudos da Narrativa
Montagem

2º ano
Argumentação e Roteiro
Direção de Atores
Mídias Audiovisuais
Preservação Audiovisual
Sociologia da Cultura
Antropologia (Visual, Linguagem, Gênero, Corpo)
Animação
Economia Política do Audiovisual
Oficina de Criação em Cinema e Audiovisual
Realidade Socioeconômica e Política Brasileira

3º ano
Planejamento em Realização Cinematográfica e Audiovisual
Pesquisa em Cinema e Audiovisual
Realização Audiovisual
Projeto Experimental em Cinema
Direção de Arte
Edição e Montagem
Multimídia e Artes Interativas
Pós-produção e Finalização
Computação Gráfica e Animação

4º ano
Crítica de Cinema
Computação Gráfica e Animação
Distribuição e Exibição
Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado

Mercado de Trabalho

O setor de atuação do futuro cineasta audiovisual é amplo, tanto em atividades a exercer como área que deseja trabalhar. Após a formação, esse profissional pode optar por um ramo que tenha mais aptidão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As opções são várias: serviço técnico com câmeras ou demais equipamentos; direção geral da produção; parte criativa de figurinos; seleção de trilhas sonoras e muitas outras. No entanto, para todas essas áreas é muito importante saber trabalhar em equipe e lidar com pessoas, já que esse trabalho exige um grupo de profissionais envolvidos e dificilmente é feito de forma individual.

Veja alguns setores de atuação:

Direção

O diretor de um projeto artístico é o principal responsável pela execução do material. Geralmente, é um cargo que não se assume no começo da vida profissional, pois exige experiência e conhecimento do trabalho todo que vai comandar. Este é o profissional que dá a palavra final, aprova e permite executar todo o projeto de criação do filme, vídeo, documentário etc.

Também existem especializações para a direção, por exemplo: Diretor de Arte, Diretor de Figurino, Diretor de Elenco e outros. Neste caso, os profissionais são os responsáveis por uma área de produção e as decisões finais são passadas a um diretor geral.

Roteirista

Os profissionais que optam por trabalhar com o roteiro precisam ser muito atentos aos detalhes. Ele é responsável pela criação e desenvolvimento da história e, para que possa realizar um bom trabalho, precisa usar sua criatividade e atenção para que não haja erros na produção, como sequência de cenas, cronologia entre outros.

Manutenção

O setor também exige profissionais para cuidar dos equipamentos. São inúmeras as ferramentas de trabalho, como câmeras, microfones, projetores, iluminação, ilhas de edição. Assim como todo aparelho tecnológico eles estão sujeitos aos danos e falhas, e por isso alguns profissionais precisam conhecer bem esta parte para realizar o conserto ou conservação dos materiais de trabalho.

Equipe de Som/Áudio

A trilha sonora de uma produção é muito importante para que a mensagem principal seja passada ao público. Muitas vezes uma música marca a história de um filme. Por isso, também existem profissionais especializados para fazer essa escolha, não somente de músicas, mas de todo o efeito sonoro que haverá na produção. Os profissionais criam o efeito de som, editam e fazem as melhores escolhas para o produto final.

Figurinista

As roupas que os personagens vão utilizar também são muito importantes nas produções de vídeo. Os figurinistas são mais ligados à moda e questões culturais e aptos para vestir os personagens ou animações, de acordo com a produção. Também podem trabalhar em muitos lugares, como produtoras de vídeo, empresas televisivas, companhias de teatro e outras.

Produção

Esta é uma das áreas mais importantes para que o trabalho possa ser realizado. O produtor deve ser bom para lidar com todos os tipos de situação, pois geralmente é quem organiza o processo das produções, desde a busca por personagens, questões logísticas, problemas que acontecem na hora de uma gravação etc.

Salário

Esta é uma profissão que os salários podem variar muito dependendo da função, local de trabalho e experiência do profissional. Principalmente pela visibilidade, muitos cineastas se tornam pessoas públicas e até celebridades, o que faz com que o salário seja bem mais alto.

No entanto, entre empresas de pequeno e grande porte os valores iniciais médios para esses profissionais ficam entre R$2 a R$ 3,5 mil.