Viena é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo em 2018

Nenhuma cidade brasileira ficou entre as 100 com melhor qualidade de vida. Viena possui ótimas universidades.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A capital da Áustria, Viena, conquistou pelo nono ano consecutivo o topo da lista das melhores cidades para se viver do mundo organizada pela Mercer, em sua 20ª edição. Mesmo com a instabilidade econômica no continente, oito cidades da Europa ficaram entre as dez primeiras posições gerais. Outros países de destaque são Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

O ranking avalia a qualidade de vida de mais de 450 cidades do mundo inteiro a partir de 39 fatores divididos em dez categorias, como cenário político e econômico, status sociocultural, saneamento, educação, lazer, mercado imobiliário, segurança, transportes públicos, saúde e meio ambiente. 

Tópicos deste artigo

As 20 melhores cidades do mundo para se viver 

Segundo o ranking da Mercer, as 20 cidades a seguir têm as melhores qualidades de vida:

1. Viena, Áustria
2. Zurique, Suíça
3. Auckland, Nova Zelândia
4. Munique, Alemanha
5. Vancouver, Canadá
6. Düsseldorf, Alemanha
7. Frankfurt, Alemanha
8. Genebra, Suíça
9. Copenhague, Dinamarca
10. Basileia, Suíça
11. Sidney, Austrália
12. Amsterdã, Holanda
13. Berlim, Alemanha
14. Berna, Suíça
15. Wellington, Nova Zelândia
16. Melbourne, Austrália
17. Toronto, Canadá
18. Luxemburgo, Luxemburgo
19. Ottawa, Canadá
20. Hamburgo, Alemanha

Outros destaques

Regionalmente, Vancouver (5ª), Singapura (25ª), Montevidéu (77ª) e Porto Luís (83ª) são, respectivamente, as melhores cidades da América do Norte, Ásia, América do Sul e África. Na América Latina, depois de Montevidéu, seguem Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, San Juan, em Porto Rico, e Cidade do Panamá, no Panamá.

O Brasil tem a sexta melhor cidade para se viver da América Latina, a capital Brasília, que aparece em 108º lugar no ranking geral. No entanto, Manaus foi a cidade brasileira que mais melhorou a sua qualidade de vida ao longo dos 20 anos do ranking, crescendo 2,9%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

San Francisco é a primeira colocada nos Estados Unidos, em 30ª. Já na Ásia, após Singapura, o Japão tem as quatro melhores cidades do continente: Tóquio, Osaka, Kobe e Yokohama.

Veja o ranking completo.

Estudar em Viena

Universidade de Viena
Universidade de Viena foi fundada em 1365

A Universidade de Viena, localizada em uma imponente construção antiga bem no centro da cidade, é a 165ª melhor do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education. Ela foi fundada em 1365 seguindo o modelo da Sorbonne em Paris.

A Universität Wien, em seu nome original no alemão, é formada por 15 faculdades e quatro centros acadêmicos e oferece mais de 180 cursos acadêmicos. Ela é a universidade de língua alemã mais antiga do mundo e também a maior instituição de ensino superior da Áustria. Seu corpo discente é formado por 94.000 estudantes, entre eles, 28.000 são estrangeiros. A Universidade recebe intercambistas pelo programa de bolsas de estudo Erasmus.

Em Viena, você também pode estudar na Universidade Técnica de Viena, Universidade de Economia de Viena, Universidade Médica de Viena, Universidade de Ciências Aplicadas Technikum de Viena, Academia de Belas-Artes de Viena, Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena, Universidade de Artes Aplicadas de Viena, Universidade de Tecnologia de Viena, entre outras.

O site oficial do governo austríaco aponta que o ensino superior no país combina três aspectos importantes: um grande número de instituições de alta qualidade, uma longa tradição acadêmica e um ambiente que incentiva a criatividade e a inovação. Vários cursos acadêmicos entre os mais de 2.000 disponíveis por todo o país são oferecidos na língua inglesa.