Em 21/02/2013 13h20

Estudar Engenharia de Petróleo no exterior

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Após ter uma queda de lucro e de produção em 2012, a Petrobrás, maior empresa do Brasil, divulgou no final de janeiro, um reajuste no preço do combustível para o ano de 2013. A gasolina aumentou 6,6% e o diesel 5,4% - o que equivalerá, segundo a Petrobrás, o preço brasileiro com o mercado internacional e representará R$ 600 milhões mensais para a companhia. O aumento no preço dos combustíveis causou furor entre brasileiros e colocou a Petrobrás na mira das reclamações. Em contrapartida, no início de fevereiro, a empresa divulgou que “a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil atingiu, em dezembro de 2012, a média de 2,441 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed)”. Isto significa um crescimento de 3,4% na produção em relação a novembro do mesmo ano.

Dentre notícias ruins para o nosso bolso e boas para a área de produção petrolífera, uma coisa é certa: a hora é propícia para escolher o petróleo como opção acadêmica. A demanda por engenheiros de petróleo é grande, chegando a sobrar vagas e faltar profissionais. E os salários costumam ser altos. É inclusive uma das áreas contempladas pelo programa nacional Ciência sem Fronteiras, que cede bolsas de estudos no exterior em graduação, pós-graduações, pós-doutorados e cursos técnicos internacionais.

O que estuda a área da engenharia do petróleo?

De maneira geral, um engenheiro do petróleo trabalhará em petroleiros, refinarias, mineração e geologia, com conhecimento em áreas da mineração, petroquímica, geofísica, marítima, e, é claro, engenharia. De todas as partes do processo petrolífero em que pode estar envolvida a função do engenheiro, está a produção, a exploração, o meio ambiente, a descoberta de poços e jazidas, a comercialização, o controle de qualidade, etc. Na verdade, a profissão reconhecida pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) é permitida por resolução a realizar 18 atividades "referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo; seus serviços afins e correlatos".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde estudar engenharia do petróleo no exterior?

Estudar engenharia do petróleo no exterior é um investimento recompensador – as vagas do Ciência sem Fronteiras comprovam que até o governo brasileiro reconhece  que o país precisa de mão de obra qualificada nesta área. Preparar-se academicamente no exterior fará de você um profissional internacional. Além de aprimorar a terminologia e o vocabulário da área em inglês, você terá contato com pesquisas, laboratórios e equipamentos de última geração. Ao retornar ao Brasil, você terá uma bagagem acadêmica sem tamanho que lhe destacará no mercado de trabalho petrolífero - já em falta de profissionais.

Pesquise cursos de engenharia do petróleo nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália pelo Hotcourses Brasil.

Sites educacionais como o Access Education India e o Education Portal listam algumas das melhores universidades americanas para quem tem interesse em estudar engenharia do petróleo. Entre elas, estão a The University of Texas at Austin, a Texas A & M University, a Stanford University, a Pennsylvania State University, a University of Kansas, e a West Virginia University. Já no Reino Unido, a Heriot-Watt University tem o Instituto de Engenharia de Petróleo com a maior oferta de cursos na área entre os países britânicos.

Lembre-se que para conseguir ingressar em qualquer curso de engenharia no exterior, uma das áreas de estudo mais disputadas, é preciso ter um boletim escolar exemplar, com boas notas, e atingir a nota mínima estipulada pelas instituições no exame de proficiência no inglês – geralmente 5.5/6.0 no IELTS ou o equivalente no TOEFL para graduações. Se a sua intenção é cursar uma pós-graduação em engenharia de petróleo no exterior, é imprescindível que você já tenha um bacharelado em engenharia ou em alguma área relacionada.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
As melhores faculdades possuem laboratórios modernos, que desenvolvem vários tipos de pesquisas e tecnologias.
Programa do Governo Federal vai conceder bolsas de estudo em Harvard e MIT para brasileiros.
A partir de 2010 o Brasil pode se tornar o 8° maior produtor de petróleo do mundo.
Uma área promissora no Brasil, que deseja se tornar autosuficiente na produção em petróleo.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES