As inscrições de candidatos internacionais em cursos de pós-graduação nos Estados Unidos cresceram pelo décimo ano consecutivo, impulsionado, mais uma vez, pelo número de indianos. De acordo com a pesquisa anual de inscrições preliminares em escolas de pós-graduação (as Grad Schools), realizada pelo Conselho de Escolas de Pós-Graduação (Council of Graduate Schools – CGS) dos Estados Unidos, o total de inscrições aumentou 2% em relação ao ano passado, chegando a 676.484.
Nacionalidade
Dentre o total de inscrições, 192.574 são de indianos, 12% a mais que em 2014. Apesar de o número de inscrições feitas por chineses ter caído de 2014 para 2015, eles ainda continuam dominando a pesquisa: 39% do total, ou seja, 264.406 chineses inscritos.
O Brasil representa apenas 1% das inscrições; a mesma porcentagem foi atingida pelo México. Canadá, Arábia Saudita e Taiwan atingiram 2%, e a Coreia do Sul, 4%.
Mestrados ou doutorados
Pela primeira vez, o CGS distinguiu os resultados entre mestrado, doutorado e certificado de pós-graduação na pesquisa. Esta nova medida revelou que os cursos de mestrado e certificado receberam 63% das inscrições, enquanto os doutorados atraíram os restantes. Com a distinção entre os cursos, o CGS pode ter uma visão mais detalhada do crescimento de estudantes estrangeiros interessados em escolas de pós-graduação americanas.
Área de estudo
Em alta, as áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) representaram metade das inscrições preliminares – apenas 16% dos estudantes nativos matriculados nas mesmas áreas de pós-graduação. A engenharia é a área de estudo mais popular, recebendo o total de 231.751 inscrições este ano. Por outro lado, os cursos de negócios, a terceira área mais popular, tiveram uma queda de 2% em relação ao ano passado – o primeiro declínio desde 2004.
A pesquisa
A pesquisa anual realizada pelo Conselho de Escolas de Pós-Graduação compilou o resultado de 377 instituições, que representam aproximadamente 70% do número total de diplomas de pós-graduações concedidos a estudantes internacionais nos EUA.
Veja o resultado completo da pesquisa aqui.
Fonte: The Pie News