A Times Higher Education analisou 974 universidades do mundo todo para listar os melhores cursos nas áreas de ciências da computação. Embora a vencedora seja a britânica University of Oxford, os Estados Unidos dominam o ranking com mais de 100 instituições.
Tópicos deste artigo
As melhores universidades de ciências da computação
A metodologia do ranking de ciências da computação usa os mesmos indicadores de desempenho do renomado Times Higher Education’s World University Ranking, mas recalibrados para dar peso maior às categorias que importam para a área de estudo: ensino (30%), pesquisa (30%) e citações (27,5%). A avaliação considera, por exemplo, o número de publicações nos últimos cinco anos e de professores que lecionam e trabalham em ciências da computação.
A partir da metodologia, o top 10 do World University Rankings 2023 by Subject: Computer Science ficou assim:
Depois dos Estados Unidos, com mais de 100 universidades entre as 974, o Reino Unido predomina com 61, seguido por Canadá e Austrália, representados por 28 instituições cada.
Saiba um pouco mais sobre as cinco melhores universidades do mundo na área de ciência da computação:
1. University of Oxford
Além de ser a melhor universidade do mundo no ranking geral da Times Higher Education, a Oxford lidera várias listas de áreas de estudo específicas.
Ela tem um dos departamentos de ciências da computação mais antigos do Reino Unido, com opções de disciplinas nas áreas de biologia computacional, computação quântica, sistemas de informação, verificação de software, engenharia de software e linguística computacional.
São três opções de graduação: ciência da computação com honras; matemática e ciências da computação; e ciência da computação e filosofia.
2. Massachusetts Institute of Technology (MIT)
O departamento de ciências da computação do MIT tem um foco em empreendedorismo. Ele incentiva os alunos a desenvolverem startups e projetos de pesquisa que resolvam problemas da sociedade, como calcular riscos financeiros de energia renovável e o desenvolvimento de computação paralela mais rápida.
Os estudantes têm duas opções de graduação: ciência da computação ou ciência da computação e biologia molecular.
3. Stanford University
Fundado em 1965, o departamento de ciência da computação da Stanford tem bacharelados, mestrados e doutorados em diversas áreas, como robótica, inteligência artificial, sistemas de programação e computação científica.
Além disso, o departamento valoriza as pesquisas interdisciplinares, mantendo projetos em conjunto com as faculdades de química, genética, linguística, medicina, entre outras.
Entenda como se candidatar à Stanford University, nos Estados Unidos.
4. ETH Zurique
O departamento de ciência da computação da ETH Zurique foi oficialmente criado em 1981, embora a universidade já tivesse um histórico de pesquisas na área, como desenvolvimento de software e sistemas da computação.
O departamento abrange muitos campos da ciência da computação, incluindo inteligência computacional, redes e sistemas distribuídos, algoritmos e segurança da informação.
5. Carnegie Mellon University
A escola de ciência da computação da Carnegie Mellon University tem 25 anos de história e foi pioneira ao criar o primeiro bacharelado de inteligência artificial dos Estados Unidos em 2018 e um bacharelado de interação humano-computador em 2020.
Veja o World University Rankings 2023 by Subject: Computer Science completo.