Siglas nas universidades

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A universidade pode parecer um mundo estranho para muitos estudantes recém saídos do Ensino Médio. Aqueles campi enormes, cheios de prédios e corredores deixam qualquer um perdido. E quando nos deparamos com as siglas? Pensando neste último ponto, o Vestibular Brasil Escola preparou um resumo do que significa as siglas mais importantes que você vai ouvir ao ingressar neste mundo novo.

CA e DA

Em muitas universidades não existe diferença entre o Centro Acadêmico (CA) e o Diretório Acadêmico (CD). Em resumo, ambas se tratam de uma entidade estudantil que representa algum ou alguns cursos superiores. A diferença que pode existir é a de algumas instituições usaram uma para denominar os representantes de uma faculdade, e a outra para de um curso.

Essas entidades estudantis podem trazer benefícios aos cursos que elas representam, através de uma ligação mais próxima com a Reitoria. Geralmente, também promovem debates, seminários, atividades extracurriculares e, é claro, festas.

Alguns CA ou DA conseguem manter uma relação bem próxima com os estudantes e ao mesmo tempo de respeito com a direção da universidade. Porém, alguns maus representantes podem usar o cargo para causar intrigas entre os alunos e manifestações constantes contra a instituição de ensino. Pode acontecer, também, de você se formar e não conhecer seu CA ou DA.

DCE

O Diretório Central dos Estudantes, DCE, já é mais fácil de ser encontrado nas universidades e seu papel é bem mais importante. O DCE representa todos os estudantes da instituição de ensino. Sua função é lutar pelos direitos dos alunos e conseguir melhorias para a universidade ou faculdade.

A eleição do DCE varia de acordo com a instituição. Algumas só permitem que os membros dos CA e DA votem, outras já são abertas para todos os estudantes. O tempo de mandato também é variável. Uma característica marcante entre os membros do DCE é o engajamento político, muito diferente das representações de estudantes que vemos em filmes hollywoodianos, que só organizam festas em mansões. Sei que para muitos isso soa como uma péssima notícia.

Os DCEs também são ligados com outras entidades representativas de estudantes, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE). Na época de regime militar, muitos DCEs tiveram um importante papel na luta contra a ditadura, do qual vários estudantes foram mortos e exilados.

PROGRAD

Os universitários ouvem muito esta sigla durante o período na instituição, principalmente quando chega à época da formatura. PROGRAD significa Pró-Reitoria de Graduação. O que ela faz? Praticamente tudo!

A PROGRAD é um órgão que tem como atribuições supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação. Em linguagem simples, ela cuida das matrículas, transferências, editais em geral, normas, calendário acadêmico, bolsas, formaturas e, na maioria dos casos, dos vestibulares.

Certamente você vai precisar da PROGRAD em algum momento de sua passagem pela universidade. Então, aconselho a se informar sobre sua localização, horário de atendimento e telefones.

RU

O Restaurante Universitário (RU) pode ser a salvação de muitos estudantes durante o curso superior. Geralmente, os campi são longe das cidades, por esse motivo fica inviável aos alunos almoçarem em casa e voltarem a tempo para as aulas ou trabalho. O RU surge como esta alternativa, além de cobrar um preço inferior (na maioria dos casos).

Alguns RUs oferecem uma boa alimentação, com bebida inclusa. Outros, digamos... nem tanto. É aí que entra um papel importante para os DCEs: exigir um RU que ofereça boas condições de alimentação e higiene, a um preço acessível. Caso contrário, é melhor levar lanche de casa.

Outras siglas (podem variar de acordo com a universidade):

PSS: Processo Seletivo Seriado
NEAD ou CEAD: Núcleo de Educação a Distância ou Centro de Educação a Distância
DAA: Departamento de Assuntos Acadêmicos
PROEC: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; também encontrado nas siglas PROEX, PROE, PRCEU, entre outras
PRP: Pró-Reitoria de Pesquisa
PRPG: Pró-Reitoria de Pós-Graduação