Whatsapp
Em 16/07/2018 10h59 , atualizado em 16/07/2018 11h08

Manual do Candidato – O que é?

Especial

Manual do Candidato contém informações detalhadas sobre todo o vestibular, como datas, cursos oferecidos, formato das provas e detalhes sobre inscrições, resultado e matrícula. Por Érica Caetano
Para que serve o Manual do Candidato
Para que serve o Manual do Candidato
PUBLICIDADE

Ao realizar a inscrição no vestibular, muitos estudantes não sabem do que se tratam alguns documentos pertencentes ao processo seletivo, por estarem passando por este momento pela primeira vez. É o caso do Manual do Candidato. 

O Manual do Candidato é um documento que orienta o vestibulando sobre todos os processos que envolvem o Vestibular, indo desde o procedimento de inscrição até a matrícula. Geralmente, o manual também traz informações sobre a estrutura da instituição e cursos oferecidos.

Na maioria das vezes disponibilizado em formato PDF, o manual possui uma linguagem mais didática e acessível do que o Edital. Em alguns casos, o edital é uma das partes do Manual do Candidato, que também pode trazer o conteúdo para as provas.

Separamos alguns dos itens que costumam estar descritos e detalhados no Manual do Candidato. Confira:

- Datas: No Manual do Candidato o vestibulando encontrará todo o cronograma do Vestibular. Datas dos prazos mais importantes, como de início e fim de inscrições, locais de prova, provas, gabaritos, recursos, resultados e matrículas são alguns dos dados disponibilizados.
 
- Inscrição:
é também com este documento que será possível tirar todas as dúvidas sobre o processo de inscrição, como prazo em que estarão abertas, onde e como fazer, taxa cobrada, requisitos e documentos necessários para poder se inscrever.

- Isenção: aqueles processos seletivos que tenham prazo para solicitação de isenção de taxa, ou seja, que garantem gratuidade ou desconto do valor cobrado na inscrição de determinados candidatos, também contarão com estas informações de forma detalhada no Manual do Candidato, como quem pode pedir a isenção, como fazer o pedido, prazos etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Índice do Manual do Candidato do Vestibular 2018 da Fuvest - USP

- Provas: é no Manual do Candidato que estará detalhado todos os processos e etapas das provas, além da quantidade de questões, abordagem e o que terá nelas, os locais das provas, horários, o que levar, o que não levar e demais orientações importantes.

- Resultado: os candidatos podem consultar como é calculada a nota final do vestibular, quando e onde será divulgado o resultado e se há possibilidade para recursos.

- Matrículas: detalhes sobre as datas de matrículas, locais onde serão recebidas bem como documentos exigidos.

- Cursos: explicação sobre cada graduação oferecida, com a apresentação institucional dos cursos e detalhes sobre a infraestrutura da faculdade também podem estar presente no Manual do Candidato. 

Algumas Universidades podem apresentar diferença no formato ou na disponibilidade de informações de seus processos seletivos por meio do Manual do Candidato. Mas em sua maioria, todos os itens citados costumam estar presentes.

Artigos Relacionados
A Medicina é fonte de inspiração para a produção de diversas séries e seriados. Conheça algumas delas!
Com novo curso de Medicina, Unicentro abre inscrições do Vestibular 2019. Cadastros podem ser feitos até 13 de agosto e a taxa é de R$ 150. São oferecidas 1.432 vagas, sendo 312 oportunidades para cotistas.
Veja algumas dicas de como estudar fazendo simulados do Enem e de vestibulares. O tempo de estudos exige muita leitura sobre o conteúdo programático. Existe também a opção de testar os conhecimentos respondendo questões sobre as disciplinas.
Confira dicas de como construir um resumo de estudos e otimize o seu tempo e demanda de conteúdo para as provas, vestibulares e Enem.
Entenda a importância de ler o edital do vestibular e Enem e confira uma dica para ler o documento de maneira mais rápida e eficiente. O edital contém informações importantes para inscrições, provas e resultado.
Conheça melhor as profissões e instituições de seu interesse e acabe com as dúvidas.
Descubra o que estudar para o vestibular das Fatecs de São Paulo. O Brasil Escola traz os temas que mais caem nas provas e indica materiais que podem ser usados para estudar para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia de São Paulo.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES