Bomba no vestibular

Por Gabriele Pires Alves

Não é porque você não obteve aprovação de primeira é que deve desistir
Não é porque você não obteve aprovação de primeira é que deve desistir
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A ansiedade no dia da prova do vestibular é grande, mas nada se compara à aflição da espera do resultado. Dias antes da decisão, a expectativa toma conta do vestibulando. Ele já não dorme, nem se alimenta direito, os pais tentam tranqüilizá-lo, mas nada adianta, só a tão aguardada lista de aprovados o faria sair dessa espécie de “coma pós-vestibular”. No dia marcado o aluno entra em desespero, acessa o site da universidade várias vezes ou até mesmo vai ao centro de seleção da instituição para tirar o peso das costas, mas nem sempre ele tem uma boa notícia. E agora, o que fazer ao bombar no vestibular?

Não é porque você não obteve aprovação de primeira é que deve desistir. Antes de mais nada, lembre-se de conferir as chamadas subseqüentes, pois sempre há candidatos que desistem da vaga, por passarem em outras instituições. Conferiu todas as datas? O resultado continua sendo negativo? Então, agora sim, é preciso traçar planos para o próximo ano de estudo para que esse tempo não se torne um martírio e passe mais rápido, e principalmente com tranqüilidade. O segredo é organizar o tempo ao máximo, de nada adianta freqüentar as exaustivas aulas do cursinho e não aproveitar as oportunidades de aprendizado que o pré-vestibular oferece.

Tente se concentrar nas aulas para fixar os conteúdos e não precisar voltar muitas vezes nas matérias que você já tem um conhecimento maior, mas nada de deixar de lado as disciplinas que julga saber mais. É melhor evitar surpresas na hora do processo seletivo, não? Sabe aquela matéria que você tem dificuldade? É natural tomar um certo “ódio” nos dias dessas aulas, mas faça um esforço para aprender estes conteúdos, pois na hora do teste este pode ser um diferencial em relação aos seus concorrentes, sobretudo se o vestibular pretendido possuir segunda fase dividida por áreas de conhecimento.

Se você faz parte do grupo de Humanas certamente deve se perguntar o porquê de ter que fazer prova de Matemática, afinal essa disciplina não se encaixa no seu objetivo final de entrar para um curso que não use nada, ou quase nada de números, não é? Errado. Esse é o pensamento de um aluno comum, você está buscando ser melhor, lembra-se? Então mergulhe de cabeça para desvendar os mistérios das disciplinas que você não “engole” muito bem.

O mesmo conselho vai para os alunos das demais áreas. O aluno de Exatas que não se desenvolve bem com as letras deve investir nos estudos de Português e afins, mas não deixar de lado as outras disciplinas. É importante lembrar que os interessados em cursos de Saúde são os que enfrentam as maiores concorrências nos processos seletivos. A dica para estes feras é encarar com dedicação total todas as matérias, pois a vaga na universidade pode depender de décimos de diferença entre você e o concorrente mais próximo.

Claro, não deixe de dar atenção à primeira fase. Prever a aprovação desta etapa como certa pode se transformar em uma armadilha. Busque ser o melhor em tudo para se sair bem nas provas gerais, pois sem a aprovação nelas, você não faz os exames específicos. Não se esqueça de que essa prova é classificatória e também conta pontos para sua média final no processo seletivo, então cada questão é valiosa e digna de inteira dedicação.

Curso on-line

O que determina quem passa ou não no vestibular é o nível de comprometimento do vestibulando com o exame. Ser bom aluno é peça chave para entrar em uma boa universidade, no entanto, nem todos têm a chance de freqüentar um curso pré-vestibular para aprimorar os conhecimentos e acabam ficando de “molho” em casa o ano todo. O que fazer? É possível encontrar cursinhos gratuitos na internet que podem ajudar na preparação do vestibulando.

Estes sites contam com aulas em ambientes virtuais por meio de rede de computadores. O internauta pode acessar os conteúdos quando quiser, basta se cadastrar para ter sua própria conta. Na web, é possível encontrar cursos das disciplinas básicas do ensino médio, sistema de anotações para salvar e rever matérias depois e, em alguns casos, é disponibilizada parte dos conteúdos para impressão. Os mais antenados em tecnologia podem trocar mensagens com outros alunos do curso ou ainda participar de fóruns de discussão sobre as matérias.

Para alcançar a vaga

Dicas são conhecidas pela maioria dos vestibulandos, mas não existe nenhuma fórmula mágica para passar no vestibular. Esse processo não é nada mais do que uma reunião de assuntos vistos durante a vida estudantil, então não existe motivo para se desesperar na hora da prova. Se você se dedicou aos estudos o ano todo, prepare-se para, dessa vez, entrar na universidade.