Bioquímica: Lipídios e Carboidratos

Prepare-se para Enem e vestibulares com esta incrível aula de Bioquímica: Lipídios e Carboidratos

O professor de Química, Gabriel Cabral, e o professor de Biologia, Rafael Cafezeiro, irão falar sobre Bioquímica: Lipídios e Carboidratos.

Para enteder um pouco, a Bioquímica estuda a estrutura da célula. As transformações que acontecem dentro de nossas células são chamadas de metabolismo. Este é dividido em anabolismo e catabolismo.

No anabolismo, as moléculas complexas são feitas a partir de moléculas simples. Já no catabolismo, as moléculas complexas são quebradas em moléculas simples.

A Bioquiímica básica fala sobre a composição química dos seres humanos. Estes são compostos: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio,  Fósforo, Enxofre e moléculas complexas. Suas reações geram a energia necessária para a sobrevivência.

Existem quatro processos bioquímicos básicos: síntese de biomoléculas, transporte por meio de membranas, produção de energia e eliminação de substâncias tóxicas. No caso desta aula, trataremos de síntese de biomoléculas que são lipídios, carboidratos, proteínas e ácidos nucleicos.

PUBLICIDADE