USP terá Vestibular pelas notas do Enem

Novo processo seletivo substituirá ingresso dos candidatos pelo SiSU
Em 11/11/2022 16h44 , atualizado em 11/11/2022 17h04 Por Silvia Tancredi

Agência USP
Agência USP
Crédito da Imagem: Divulgação Agência USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) informou que realizará Vestibular por meio das notas do Enem. O processo seletivo ocorrerá a partir de 2023 e será coordenado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que já organiza o vestibular tradicional.

Conforme a instituição, esse novo vestibular substituirá o ingresso dos candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa do Ministério da Educação (MEC) que usa as notas do Enem. 

A USP comenta que o objetivo da substituição do SiSU pelo vestibular via Enem é possibilitar que o estudante aprovado pelas notas do exame educacional possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, não dependendo do sistema e do calendário do SiSU.

“Na USP, vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Essa mudança de sistema de ingresso dos candidatos, de acordo com universidade, também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação implementadas a partir deste ano. As comissões serão responsáveis pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos.

Mais informações sobre o vestibular via Enem da USP devem ser anunciadas em breve em edital específico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fuvest 2023

O Vestibular tradicional 2023 da Fuvest está em andamento. Os mais de 114 mil candidatos farão as provas da primeira fase no dia 4 de dezembro. Quem for aprovado realizará a segunda etapa nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. 

Saiba tudo sobre o Vestibular 2023 da Fuvest