Os estudantes brasileiros interessados em estudar na Universidade de Coimbra, tradicional instituição de Portugal, já podem se inscrever na seleção que vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de classificação. As inscrições vão até dia 13 de junho e as aulas começam no próximo semestre.
A Universidade exige nota mínima de 600 pontos, serão aceitos os desempenhos das edições de 2011 a 2013. São 630 vagas ofertadas para estudantes brasileiros, veja a lista de cursos. Medicina é o único curso que não está disponível aos brasileiros, uma vez que a demanda de portugueses é maior que a oferta.
Receba conteúdos para o Enem no seu celular
Os alunos que forem aprovados poderão participar do programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. Assim, é possível estudar em outras universidades do continente por um ou dois semestres. Atualmente 2 mil brasileiros estudam em Coimbra.
As taxas cobradas são dez parcelas de 700 euros (cerca de R$ 2,1 mil). De acordo com estimativas da instituição, o aluno deve precisar de mais 500 euros (R$ 1,5 mil) mensais para se manter.
A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição do país a anunciar a adoção do Enem como forma de seleção de brasileiros. Depois dela a Universidade da Beira Interior (UBI) também decidiu adotar este sistema.
Por Jéssica Gonçalves