Unifap decide substituir provas do vestibular pelo SiSU

Metade das vagas continuará sendo preenchida pelo desempenho em uma das duas últimas edições do Enem.
Em 27/09/2013 15h22 , atualizado em 27/09/2013 15h22 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em reunião realizada ontem, 26 de setembro, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) decidiu pela extinção das provas do Processo Seletivo (PS). A partir do ingresso para 2014, metade das vagas será preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Veja as universidades que aderiram ao Enem

O critério de seleção para a outra metade das vagas continuará sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do Vestibular 2014, devem ser aceitas as notas do Enem de 2012 e 2013.  O edital com as regras e período de inscrições será divulgado nos próximos dias.

Em maio deste ano, a Unifap já havia recomendado aos vestibulandos que se inscrevessem no Enem 2013. A medida foi cautelar, pois a votação sobre a adesão da instituição ao Enem e SisU ainda não havia sido realizada. A proposta de adesão foi aprovada oficialmente na reunião de ontem, por 27 votos a favor e seis contra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A intenção da Unifap é que a percentagem de vagas destinadas ao SiSU aumente gradativamente até chegar aos 100% no Vestibular 2018. De acordo com a universidade, o novo modelo vai permitir mais investimentos em ensino, pesquisa e extensão, pois as instituições participantes do SiSU recebem mais recursos do Governo Federal.

Outro motivo que levou a Unifap a aderir ao Enem é a baixa quantidade de vestibulandos que fizeram as provas do PS 2013 no ano passado. Das 14. 756 inscrições recebidas, 10. 526 candidatos optaram pela pontuação do Enem e apenas 4.230 concorreram no PS. Desses que optaram pelo vestibular tradicional, pouco mais da metade compareceu para fazer as provas.

Por Adriano Lesme