UFMA cancela bônus regional de 20% no SiSU

Fim da bonificação valerá já para a edição do primeiro semestre de 2022.
Em 04/02/2022 08h42 , atualizado em 04/02/2022 08h43 Por Lorraine Vilela Campos

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Crédito da Imagem: Divulgação/UFMA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) cancelou o bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A extinção veio após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. (TRF-1). 

O cancelamento já valerá para a edição do SiSU do primeiro semestre de 2022, a qual terá inscrições de 15 a 18 de fevereiro. 

O bônus regional concedia 20% de acréscimo na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem tivesse feito o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do Maranhão. 

De acordo com a UFMA, a política de reserva de vagas institucional será revisada e aperfeiçoada a partir de discussões com a comunidade acadêmica e os colegiados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso

A discussão sobre a bonificação regional começou com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2017. A alegação era de inconstitucionalidade no bônus e que a ação afirmativa geraria benefício para residentes do Maranhão em relação aos demais candidatos. 

Em 2020, o MPF recebeu o reitor da UFMA para discussão sobre o bõnus regional. Na ocasião, a recomendação do órgão foi a avaliação da reserva de vagas por meio do Conselho Universitário (Consun).