Após prorrogação do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 encerram hoje, 27 de janeiro. Os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 têm até as 23h59 para realizar a inscrição.
Vagas do SiSU
Nesta edição, o SiSU está oferecendo 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país para os estudantes que realizaram o Enem 2018 e alcançaram nota superior a zero na redação. As vagas se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos cotistas ou de ações afirmativas.
Durante a inscrição, o SiSU oferece a oportunidade para o estudante escolher até duas opções de curso, informando, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).
Saiba como calcular a média no Enem 2018
Notas de Corte
Os candidatos podem consultar as notas de corte dos cursos escolhidos através do Site do SiSU, que atualiza os resultados à meia-noite. O Brasil Escola apurou na sexta-feira, 25 de janeiro, às 17h, as menores notas de corte por cursos. Saiba quanto é preciso para passar e Medicina e outros cursos.
Problemas no Site
Desde que as inscrições foram abertas, na terça-feira, 22 de janeiro, os estudantes relataram problemas para acessar o site do SiSU e para realizar a inscrição.
Os estudantes utilizaram as redes sociais do MEC para avisar sobre os problemas que impossibilitavam a realização das inscrições. Muitos estudantes relataram que só conseguiram se inscrever após horas de tentativas e outros acabaram não conseguindo finalizar a inscrição.
Com isso, na quinta-feira, 24 de janeiro, o MEC divulgou a prorrogação das inscrições para hoje. O prazo anterior terminaria na sexta-feira, 25 de janeiro.
Resultado do SiSU
Amanhã, 28 de janeiro, o MEC divulgará os candidatos aprovados na primeira chamada do SiSU. As matrículas devem ser realizadas do dia 30 de janeiro até 4 de fevereiro.
Para quem não for convocado em nenhuma das opção de curso, a lista de espera estará disponível para cadastro de interesse até o dia 4 de fevereiro e o estudante pode escolher entre a 1ª e a 2ª opção de curso. Os resultados serão divulgados nas páginas oficiais das universidades. Só poderá participar da lista de espera quem não foi convocado na primeira chamada.