Prova Amarela - Questão 61

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.

Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações).

Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à
pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que

a) a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte.

b) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição políticoideológica.

c) a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República.

d) Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime militar.

e) Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

Gabarito: E

Resolução:

a) Falsa. A crise econômica do Brasil no início da década de 1950, a oposição da classe empresarial ao reajuste de 100% do salário mínimo e o misterioso atentado contra Carlos Lacerda são os principais fatos que justificaram a crise e o suicídio de Getúlio Vargas.

b) Falsa. Enquanto os varguistas apoiavam a adoção de diversas políticas trabalhistas e o desenvolvimento econômico marcado pelo nacionalismo, Lacerda era favorável a um projeto de desenvolvimento de resultados imediatos sustentados pela abertura da economia nacional ao capital externo.

c) Falsa. Em 1964, o presidente exercício eras João Goulart, que sofreu forte oposição política ao defender a melhoria das condições da população com a implantação das Reformas de Base. Tais medidas, anunciadas no Comício da Central, foram fortemente criticadas pelos setores de direita. Tempos depois, essa mesma direita (com auxílio de militares) veio a instalar a Ditadura Militar no Brasil.

d) Falsa. Apesar de ter apoiado o golpe militar, Lacerda logo se indispôs com o novo regime ao não concordar com o prolongamento do mandato de Castelo Branco. Em 1968, o regime militar restringiu a ação política de Carlos Lacerda ao cassar seus direitos políticos. Anos mais tarde, se juntou à antigos inimigos políticos na “Frente Ampla”, movimento que buscava criticar o regime militar.

A correta: e) Verdadeira. JK sabia da articulada capacidade que Carlos Lacerda tinha em criticar as autoridades, suas articulações com setores militares golpistas e seu acesso aos meios de comunicação da época, Lacerda foi impedido pelo presidente de ter acesso à proeminente mídia televisiva da época.

Questão anterior --- Próxima questão