Prova Amarela - Questão 57

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um grupo de ecólogos esperava encontrar aumento de tamanho das acácias, árvores preferidas de grandes mamíferos herbívoros africanos, como girafas e elefantes, já que a área estudada era cercada para evitar a entrada desses herbívoros. Para espanto dos cientistas, as acácias pareciam menos viçosas, o que os levou a compará-las com outras de duas áreas de savana: uma área na qual os herbívoros circulam livremente e fazem podas regulares nas acácias, e outra de onde eles foram retirados há 15 anos. O esquema a seguir mostra os resultados observados nessas duas áreas.



De acordo com as informações acima,

a) a presença de populações de grandes mamíferos herbívoros provoca o declínio das acácias.

b) os hábitos de alimentação constituem um padrão de comportamento que os herbívoros aprendem pelo uso, mas que esquecem pelo desuso.

c) as formigas da espécie 1 e as acácias mantêm uma relação benéfica para ambas.

d) os besouros e as formigas da espécie 2 contribuem para a sobrevivência das acácias.
e) a relação entre os animais herbívoros, as formigas e as acácias é a mesma que ocorre entre qualquer predador e sua presa.

Gabarito: C

Resolução:

a) (falso) – A presença de grandes mamíferos não significa declínio na população de acácias, mas a maior ou menor produção de néctar.

b) (falso) – O texto e o diagrama não trabalham este aspecto, e mesmo que trabalha-se, tendo como exemplo o habito alimentar, uma mudança de habito não ocorre simplesmente pelo desuso, mas pela disponibilidade ou não de um determinado nutriente. Esta alternativa interpreta o aspecto alimentar de forma incoerente, através de Princípio Lamarquista / Lei do Uso e Desuso.

d) (falso) – Pelo contrário, a relação estabelecida entre estes artrópodes e as acácias é desarmônica, provocando o enfraquecimento das acácias.

e) (falso) – Uma cadeia alimentar pode conter diferentes relações entre predador e presa, não sendo simplesmente generalizada por meio da exemplificação: animais herbívoros, formigas e acácias.

A correta: c) (verdadeiro) – Sim, pois pode ser observado na primeira coluna do diagrama que o domínio de formigas da espécie 1 coincide com a preservação das acácias.

Questão anterior --- Próxima questão