Prova Amarela - Questão 5

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um jornal de circulação nacional publicou a seguinte notícia:

Choveu torrencialmente na madrugada de ontem em Roraima, horas depois de os pajés caiapós Mantii e Kucrit, levados de Mato Grosso pela Funai, terem participado do ritual da dança da chuva, em Boa Vista. A chuva durou três horas em todo o estado e as previsões indicam que continuará pelo menos até amanhã. Com isso, será possível acabar de vez com o incêndio que ontem completou 63 dias e devastou parte das florestas do estado.

Jornal do Brasil, abr./1998 (com adaptações).

Considerando a situação descrita, avalie as afirmativas seguintes.

I - No ritual indígena, a dança da chuva, mais que constituir uma manifestação artística, tem a função de intervir no ciclo da água.

II - A existência da dança da chuva em algumas culturas está relacionada à importância do ciclo da água para a vida.

III - Uma das informações do texto pode ser expressa em linguagem científica da seguinte forma: a dança da chuva seria efetiva se provocasse a precipitação das
gotículas de água das nuvens.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Gabarito Enem: E
Gabarito Brasil Escola: C

Resolução:

Item I – A pluviosidade (chuva) é um fenômeno físico, regido por fatores climáticos (temperatura e umidade). Porém, de acordo com o enunciado introdutório da questão, o fator cultural relativo à Dança da Chuva, deve ser considerado, portanto, validando este item.

Item II – Visto que a substância água (molécula H2O) é fundamental para a existência e manutenção da vida, o ritual da dança da chuva está correlacionado ao ciclo hidrológico. Conforme o enunciado, atuando no controle de uma queimada (incêndio), que durante 63 dias destruiu parte da vegetação (elementos vivos da flora).

Item III - De acordo com o Brasil Escola, o item é falso por dois motivos:

Primeiro: O termo linguagem refere-se a um vocabulário técnico, e não a princípios científicos.

Segundo: Caso o item seja analisado pela linguagem, o texto não menciona qualquer informação acerca da concretude existente entre o ritual e a ocorrência de chuva, ou seja, mesmo que subentendido, a expressão referida como “linguagem científica”, indicando condição ou conseqüência (efetiva), não é abordada no texto, portanto impossibilitando uma adequação de linguagem, visto que este aspecto não foi tratado no texto (esta relação pertinente, expressando ima relação não consta no enunciado).

Questão anterior --- Próxima questão