Prova Amarela - Questão 42

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.

Essa regra pode ser entendida como

a) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.

b) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.

c) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.

d) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.

e) uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.

Gabarito: E

Resolução:

a) Falsa. Apesar de muitos estudiosos apontarem a influência que Maomé sofreu do judaísmo na formulação do ideário religioso muçulmano, a afirmativa peca ao compreender o islamismo como uma variação doutrinária do judaísmo. Diversas diferenças no costume, nas tradições e na concepção religiosa muçulmana impossibilitam a viabilidade desse tipo de afirmativa.

b) Falsa. A afirmativa comete uma generalização absurda que desconsidera completamente a concepção religiosa de outras diversas denominações presentes no mundo oriental. Apesar de incorporarem idéias de propagação religiosa, o judaísmo e o islamismo não transformaram a rejeição à carne do porco em um paradigma religioso/alimentar predominante em toda a Ásia.

c) Falsa. A questão exige do aluno a capacidade de saber se deslocar no campo espaço-temporal. Ao dominar coerentemente os conteúdos sobre Antiguidade Oriental e Alta Idade Média, o candidato não teria maiores dificuldades em perceber que o islamismo não surgiu antes da religião judaica.

d) Falsa. Mesmo podendo dar indício de que a carne de porco era costumeiramente utilizada pelos povos que viviam no deserto, a afirmativa também peca pela generalização. Ao mesmo tempo, se supostamente verdadeira, cobraria um tipo de conhecimento sobre os hábitos alimentares dos povos do Oriente Médio que não é usualmente privilegiado nos conteúdos do Ensino Médio.

A correta: e) Verdadeira. Tendo como pressuposto histórico o intenso contato que as diversas culturas do Oriente Próximo e do Oriente Médio estabeleceram durante sua trajetória, a afirmativa utiliza de um “simples” hábito alimentar para assim assinalar a troca de saberes, costumes e crenças ocorridos – ao longo séculos – entre os povos da Antiguidade Oriental.

Questão anterior --- Próxima questão