Prova Amarela - Questão 28

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Lei Federal n.º 11.097/2005 dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e fixa em 5%, em volume, o percentual mínimo obrigatório a ser adicionado ao óleo diesel vendido ao consumidor.

De acordo com essa lei, biocombustível é “derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme
regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”.

A introdução de biocombustíveis na matriz energética brasileira

a) colabora na redução dos efeitos da degradação ambiental global produzida pelo uso de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.

b) provoca uma redução de 5% na quantidade de carbono emitido pelos veículos automotores e colabora no controle do desmatamento.

c) incentiva o setor econômico brasileiro a se adaptar ao uso de uma fonte de energia derivada de uma biomassa inesgotável.

d) aponta para pequena possibilidade de expansão do uso de biocombustíveis, fixado, por lei, em 5% do consumo de derivados do petróleo.

e) diversifica o uso de fontes alternativas de energia que reduzem os impactos da produção do etanol por meio da monocultura da cana-de-açúcar.

Gabarito: A

Resolução:

b) A matéria-prima usada na produção de biodiesel deve ser fonte renovável de acordo com o artigo, sendo assim não irá provocar o desmatamento.
c) A biomassa não é inesgotável, vai ser renovável, o que quer dizer que é necessário a renovação dessas fontes.
d) A expansão de biocombustível deve ir além dos 5% fixado por lei, esta taxa é inicial tendo a perspectiva para um aumento gradativo, 5% é o mínimo obrigatório.
e) A cana-de-açúcar é a principal aliada para a produção de biodiesel, e outras fontes como óleo de babaçu são fontes alternativas.

A correta: a) A principal função dos biocombustíveis é reduzir os impactos ambientais, a poluição.

Questão anterior --- Próxima questão