Prova Amarela - Questão 27

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande
variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo.

Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente.

José Walter Bautista Vidal. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados,
ago./2002 (com adaptações).


Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem

a) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico.

b) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo.

c) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura.

d) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta.

e) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

Gabarito: C

Resolução:

a) Isto não é possível devido às particularidades de cada região e estados que a compõem, tais como solo, clima, vegetação, entre outros que fazem ocorrer variações ambientais e econômicas.
b) Essa medida nã leva em consideração os prejuízos que poderiam ocorrer à Petrobras com plataformas inativas, entre outros equipamentos usados na extração e refino de petróleo.
d) Isso não se torna viável, pois o país voltaria a ser dependente.
e) A regeneração de florestas nativas, como o Cerrado e a Mata Atlântica não deve ter este objetivo.

A correta: c) Favorável, uma vez que áreas impróprias ao desenvolvimento para agricultura poderiam ser utilizadas para o plantio de florestas destinadas à produção de energia que, de acordo com o texto, pode alcançar uma elevada produção de combustível que deve ultrapassar o da Arábia Saudita.

Questão anterior --- Próxima questão