Prova Amarela - Questão 19

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem
sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de
“mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorandose em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Internet: (com adaptações).

A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que

a) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.

b) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

c) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

d) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.

e) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.

Gabarito: C

Resolução:

a) Os países emergentes definitivamente não necessitam de nenhum tipo de material reciclado, independentemente da origem, salvo os lixos gerados internamente que podem e devem ser reaproveitados.
b) O objetivos dos países ricos e, principalmente, das empresas é unicamente de livrar-se do lixo que tais aparelhos geram após sua vida útil. Além disso, as leis ambientais dos países desenvolvidos são extremamente rigorosas e é bastante viável repassar o problema para outro país, usando para isso o pretexto da doação.
d) A entrada de produtos usados e recondicionados promovem um agravamento nos problemas relacionados ao lixo, haja vista que os países em desenvolvimento não conseguem realizar o manejo adequado - muito pelo contrário, já que são acumulados em lixões precários.
e) Este tipo de iniciativa não tem como objetivo a ajuda social e tecnológica. Isto não passa de um meio para repassar um problema, visto que isso mais prejudica do que contribui para os países emergentes.

A correta: c) Devido ao acelerado volume de inovações tecnológicas que são dispostas no mercado, os produtos se tornam ultrapassados em um curto espaço de tempo, havendo assim um elevado fluxo de consumo de mercadorias desse segmento. Diante dete fato, as políticas ambientais devem analisar esse fator de maneira mais aprofundada.

Questão anterior --- Próxima questão