Prova Amarela - Questão 15

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa.

Internet: (com adaptações).

Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos?

a) De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos.

b) De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade.

c) De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas.

d) De colonizador-colonizado, já que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa.

e) De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.

Gabarito: D

Resolução:

a) Falsa. Apesar da questão não fornecer dados temporais, o candidato bem preparado pode perceber o período histórico tratado no momento em que o texto se refere à “prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos”. Com esta informação, ele pode chegar à conclusão de que o tema da questão é o Imperialismo (ou Neocolonização). Conforme salientado no estudo do imperialismo, a relação entre os ingleses e indianos não pode ser compreendida de forma estritamente harmônica.

b) Falsa. A ação imperialista inglesa na Índia pode ser vista como uma relação de dominação. Entretanto, o próprio contexto do enunciado nos indica claramente que a datiloscopia foi empregada para se controlar a população carcerária e o os óbitos ocorridos nas regiões controladas pelo Império Britânico na Índia.

c) Falsa. Conforme salientado pela própria questão, Faulds desenvolveu o estudo das impressões digitais com o claro objetivo de se apontar o autor de alguma infração ou delito.

e) Falsa. Em nenhum momento do texto transmite-se a idéia de que os estudos de Faulds tinham fins medicinais preventivos ou curativos.

A correta: d) Além de concordar com a primeira parte do item B, essa afirmativa retoma a idéia inicial do texto ao salientar que o desenvolvimento da datiloscopia na Índia tinha como fim aprimorar os mecanismos de controle e punição da ação imperialista inglesa sobre as populações nativas.

Questão anterior --- Próxima questão