ProUni: confirmação de dados da 2ª chamada da lista de espera pode ser feita até hoje

Confira as regras para a concessão de bolsas remanescentes para o segundo semestre.
Em 15/08/2013 00h15 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os estudantes selecionados em segunda chamada da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013/2 têm até esta quinta-feira, 15 de agosto, para confirmarem seus dados nas faculdades. Os documentos necessários podem ser conferidos aqui.

As instituições de ensino podem aplicar provas de vestibular nos selecionados para as bolsas de estudo. Essa avaliação deve ser gratuita e avisada aos bolsistas no prazo máximo de 48h após o seu comparecimento. Os classificados para cursos nos quais não houve formação de turma perdem a bolsa.

O ProUni 2013/2 recebeu 844.864 inscrições, feitas por 436.941 candidatos que disputaram 90.010 bolsas de estudo ofertadas em faculdades particulares, sendo 55.658 integrais e 34.352 parciais. A primeira chamada saiu em 30 de junho e a segunda no dia 16 de julho.

Bolsas integrais foram concedidas para alunos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017), enquanto a renda para bolsa de estudo parcial (com 50% de desconto) é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.034).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as regras para a concessão das bolsas remanescentes do ProUni 2013/2. Essas bolsas não terão efeito retroativo, o estudante receberá apenas o correspondente ao período que já estiver com o auxílio.

As bolsas remanescentes deverão ser concedidas em cada instituição de ensino de acordo com a classificação em processo seletivo próprio. Caso ainda restem bolsas, elas serão oferecidas de acordo com o desempenho acadêmico dos estudantes de turmas iniciadas antes do segundo semestre. As bolsas que ainda não forem distribuídas serão ofertadas no ProUni 2014.

Os professores da rede pública de ensino matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia têm prioridade nas bolsas. As faculdades devem divulgar em algum veículo de grande circulação a quantidade de bolsas remanescentes e as regras para concessão das mesmas, assim como os selecionados e reprovados.

Por Adriano Lesme