ProUni 2024: cursos de Medicina e Direito ofertarão mais vagas

Programa Universidade para Todos é coordenado pelo Ministério da Educação
Em 27/12/2023 13h28 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o ProUni 2024 terá aumento nas vagas dos cursos de Medicina e Direito. O anúncio saiu ontem, 26 de dezembro, por meio desta portaria.

A decisão sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), cuja portaria foi assinada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), pretende evitar possíveis prejuízos aos processos seletivos de algumas instituições de educação superior.

Além disso, a portaria que aumenta as vagas de Medicina e Direito do ProUni 2024 leva em consideração o maior volume de novas bolsas do Prouni exigido das entidades beneficentes de assistência social com atuação na educação superior.

A quantidade de novas vagas para os cursos de Medicina e Direito ainda não foi informada. O Edital do ProUni 2024 também ainda não foi divulgado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carreiras tradicionais

Medicina e Direito são consideradas carreiras tradicionais. Todas as universidades federais oferecem ambos os cursos e grande parte das particulares também, principalmente Direito. 

As duas carreiras também são muito procuradas em vestibulares e processos seletivos do MEC, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o próprio ProUni.

Medicina é sempre o curso mais concorrido de todos os processos seletivos, chegando a ter procura de mais de 200 candidatos por vaga.

Leia também: Medicina ou Direito? Qual curso eu faço?

ProUni

O ProUni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo em universidades particulares de todo o Brasil. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%).

Podem participar do ProUni todos os candidatos, mas os que têm baixa renda têm preferência.

Saiba mais sobre o ProUni