ProUni 2019/2: consulta de bolsas está disponível

Inscrições serão recebidas de 11 a 14 de junho, gratuitamente. Oportunidades são para quem fez o Enem 2018.
Em 10/06/2019 11h19 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: mec
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A pesquisa de bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/2 já pode ser feita pelos candidatos no site oficial. As inscrições do ProUni começam nesta terça-feira, 11 de junho, e se encerram na próxima sexta-feira (14).

Pesquise as bolsas do ProUni 2019/2

A pesquisa de bolsas pode ser feita de três maneiras: por curso; por instituição de ensino ou por município:

CLIQUE PARA AMPLIAR

 

As bolsas do ProUni se dividem em 100% e 50% e o preenchimento é feito conforme a renda familiar per capita (por pessoa) do candidato. Confira:

 

  • Bolsas de 100% - renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa da família
  • Bolsas de 50% - renda de até 3 salários-mínimos por pessoa da família


Quem pode participar?

A participação no ProUni 2019/2 é apenas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e teve média mínima de 450 pontos e pontuação acima de zero na redação, além de NÃO ter curso superior completo e atender a um dos critérios abaixo:

- Ter estudado o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular

- Ter alguma deficiência

- Ser professor de rede pública (única categoria em que não há comprovação de renda)

Como se inscrever no ProUni?

Os candidatos terão que se inscrever no site do ProUni com o número de inscrição do Enem 2018. Será possível escolher até duas opções de curso/turno/local e a bolsa conforme a sua renda (50% ou 100%). Os dados informados na inscrição poderão ser alterados até a próxima sexta-feira (14). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MEC publicará, a partir do segundo dia, as notas de corte (pontuação mínima para cada vaga) do ProUni 2019/2. Os concorrentes conseguem saber em que posição estão em cada opção de bolsa que escolheram e decidem se permanecem na mesma oportunidade ou não.

Resultados

O MEC publicará a primeira chamada do ProUni 2019/2 em 18 de junho. A confirmação das informações prestadas na inscrição serão feitas até o dia 25 seguinte, diretamente nas instituições de ensino. 

Uma segunda chamada do ProUni será divulgada em 2 de julho e os candidatos convocados terão que validar as informações nas instituições de ensino até o dia 8 seguinte. 

Lista de Espera

As bolsas que não forem ocupadas nas duas chamadas voltarão ao sistema do ProUni para a convocação da lista de espera. Os candidatos poderão manifestar interesse na lista de espera do ProUni 2019/2 nos dias 15 e 16 de julho, relação esta que será repassada para as instituições em 18 seguinte.  

Mais informações no Edital e pelo site do ProUni