ProUni 2019/1: está aberto o prazo para inscrição na lista de espera

A relação dos candidatos convocados pela lista de espera do ProUni será publicada no dia 11 de março para consulta pelas instituições.
Em 07/03/2019 00h05 , atualizado em 07/03/2019 10h13 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: Shutterstock/Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abre hoje, 7 de março, o prazo para manifestação de interesse de vagas na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1. O período termina nesta sexta-feira, 8 de março.

Participe da Lista de Espera

Os interessados em participar da lista devem, obrigatoriamente, confirmar o interesse na bolsa por meio do Site do ProUni. A lista de espera será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas às ações de políticas afirmativas ou à ampla concorrência.

Os candidatos que desejarem participar da lista de espera para o curso correspondente à primeira opção devem se encaixar nos seguintes critérios:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • Ter sido pré-selecionado na segunda opção de curso e reprovado por não formação de turma.

Já os candidatos que desejarem participar da lista de espera para o curso correspondente à segunda opção devem se encaixar nos critérios abaixo:

  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
  • Não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
  • Ter sido pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado por não formação de turma.

Resultado

A relação dos candidatos convocados pela lista de espera do ProUni será publicada no dia 11 de março para consulta pelas instituições. A documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição deve ser apresentada por todos os candidatos participantes da lista de espera, entre os dias 12 e 13 de março, nas respectivas instituições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas ProUni 2019/1

O MEC ofereceu 243.888 bolsas de estudo para o ProUni 2019/1. Das bolsas, 116.813 foram integrais (100%) e 127.075 parciais (50%).

O ProUni contou com a inscrição de 946.979 candidatos, de acordo com o MEC. Com a opção de escolher até dois cursos, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

ProUni 2019/1

Esta edição do programa foi exclusiva para quem realizou o Enem 2018 e alcançou pelo menos 450 pontos de média nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, também era necessário se encaixar nos critérios exigidos pelo MEC:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Veja também: Inep divulga datas do Enem 2019

Os candidatos do ProUni 2019/1 também tiveram que informar a renda familiar para saber qual tipo de bolsa estava disponível. Confira a forma de divisão das bolsas:

  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa: bolsa integral (100%)
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa: bolsa parcial (50%)

Para mais informações acesse o Site do ProUni.