Provas do 1º dia do Enem 2023 serão aplicadas amanhã (5)

Os portões dos locais de prova se fecham às 13h, veja dicas para não se atrasar e como pedir a reaplicação do exame
Em 04/11/2023 00h01 Por Tiago Vechi

Casal jovem e pensativo abaixo do texto - Enem aplicado amanhã
O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2023 começa amanhã com a aplicação das provas de ciências humanas, linguagens e redação. Os portões se fecharão 13h, as provas iniciarão às 13h30 e encerrarão às 19h.

Confira seu local de prova do Enem.

Planeje-se para estar no seu local de prova com 1 hora de antecedência a fim de evitar contratempos. Nos dias de Enem, o trânsito pode ficar bem complicado, mesmo sendo no domingo.

Como não se atrasar para o Enem

Para não perder a prova e ter de esperar mais um ano para acessar as oportunidades oferecidas pelo Enem, é necessário estar atento e ter estratégias que te protejam de imprevistos nos dias das provas. Veja 3 dicas que irão te ajudar nessa tarefa:

  1. Verifique seu local de prova

Se você não conferiu seu local de prova até o momento, faça o mais rápido possível, não deixe para última hora. Avalie qual o meio de transporte mais rápido (carro, moto, ônibus, metrô) que pode te levar até lá e realize o caminho um dia antes da prova. 

Pense em, pelo menos, duas opções de translado, pois, imprevistos acontecem, transportes públicos atrasam, carros e motos quebram. Não permita que isso te impeça de ingressar na universidade.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, existem muitos aplicativos que mostram o trajeto junto da expectativa de tempo para chegar no local desejado. Planeje-se para estar no local de prova uma hora antes do fechamento dos portões.

Se você for usar táxi ou for pedir carros de aplicativo, deixe agendado com antecedência seu requerimento, já que a demanda aumenta muito na hora da prova e você pode ficar sem veículo.

  1. Avalie o trajeto

Muitas cidades grandes fecham vias importantes aos domingos, então ao planejar sua rota, leve essas mudanças em consideração. Se não é um caminho que você está acostumado, procure pessoas que conheçam a região e tire dúvidas sobre o trânsito local.

Lembre-se: ainda que você perca a prova, existem meios de conseguir a reaplicação do exame para os dias 12 e 13 de dezembro. Confira!

E se você perder o Enem 2023?

Caso você tenha tido imprevistos que te impediram de realizar a prova do Enem 2023, saiba que há situações que permitem a reaplicação dos exames. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Inep em até 5 dias após a aplicação das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1 - Problemas de saúde

Se o inscrito contrair uma doença infectocontagiosa na semana de qualquer uma das provas, a solicitação de reaplicação é válida. Para o pedido ser aceito é preciso haver comprovação documental do ocorrido e a doença precisa ser uma dessas:

  • tuberculose, 

  • coqueluche, 

  • difteria, 

  • doença invasiva por Haemophilus influenzae, 

  • doença meningocócica e outras meningites, 

  • varíola, 

  • varíola dos macacos (monkeypox), 

  • influenza humana A e B, 

  • poliomielite por poliovírus selvagem, 

  • sarampo, 

  • rubéola,

  • varicela e

  • covid-19

Se o estudante passar mal durante a aplicação das provas e tiver de abandonar o local, a reaplicação não é concedida.

2 - Problemas logísticos

Outra situação que valida a reaplicação das provas do Enem são questões logísticas que impeçam a realização da prova nos locais determinados pelo Inep, mais especificamente, estes tipos de acontecimento:

  • desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local),

  • falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural),

  • falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

3- Local de prova com mais de 30 quilômetros de distância do CEP fornecido na inscrição

Após a divulgação dos locais de prova por parte do Inep, muitos inscritos registraram reclamações sobre a distância dos locais de prova em relação aos CEP’s informados no ato da inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou em nota, publicada nesta segunda-feira (30), que os estudantes não serão prejudicados pela definição dos locais de prova distantes. 

As normas do órgão estabelecem que os participantes do Enem sejam alocados para fazer a avaliação em um raio máximo de 30 quilômetros do domicílio informado na inscrição. Nesse sentido, os candidatos que foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros de onde moram e que não puderem comparecer nos dias das provas, poderão solicitar a reaplicação.