Os interessados em concorrer a bolsas de estudos em universidades particulares oferecidas pelo Governo Federal tem somente até as 23h59 desta sexta-feira, 17 de janeiro, para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014/1. Os registros começaram na última segunda-feira, 13, e até às 18h de ontem, 16, 1.002.115 candidatos já haviam se inscrito.
O número de inscrições alcançou 1.912.431, já que cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso. Para o primeiro semestre de 2014, o Programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em mais de 25 mil cursos.
Os números representam crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado. As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017), enquanto a renda para bolsa de estudo parcial é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.034).
Quem pode se inscrever
Só poderão se candidatar às bolsas, os estudantes que tiverem alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, além disso o estudante não pode ter zerado a redação.O candidato não pode ter curso superior e precisa atender ao menos uma destas condições:
I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.
Resultados
A primeira chamada do ProUni 2014 será realizada no dia 20 de janeiro. Em caso de empate, conseguirá a bola o estudante que teve melhor desempenho na redação. A segunda chamada está prevista para 3 de fevereiro.
Os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2014/1 entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Em seguida ele deverá levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar, seguindo as datas previstas no edital. A instituição vai avaliar os documentos e depois disso o estudante receberá o resultado por meio do boletim do candidato disponível on-line na página do ProUni.
Mais informações no Edital Prouni e Portaria Normativa.
Por Jéssica Gonçalves