Em 23/03/2016 12h17 , atualizado em 15/04/2016 09h10

MEC vai criar um novo “Enem” para Certificação do Ensino Médio

Notícias

Objetivo é dar mais uma chance para adultos e jovens com mais de 18 anos conseguirem o diploma Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 22 de março, que vai criar um exame para conceder certificado de conclusão do ensino médio. Atualmente, essa função é atribuída ao apenas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo do MEC é dar mais uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos concluírem o ensino médio e poderem continuar seus estudos em uma faculdade. O foco é os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “o Enem é muito pesado para quem está só se certificando”. Atualmente, quem pretende obter o diploma do ensino médio por meio do Enem precisa conseguir, pelo menos, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 na redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem

Anualmente, 900 mil pessoas se inscrevem no Enem para obter o certificado. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2015, há 3.431.829 estudantes matriculados na modalidade EJA, sendo 1.269.984  no ensino médio.

A média de idade dos alunos do EJA é de 23 anos nas escolas urbanas e de 24 nas escolas rurais. Segundo o MEC, o ideal é que os alunos concluam o ensino básico com idade entre 17 e 18 anos e que frequentem o ensino regular. 

O MEC não informou quando o novo exame será criado.

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil

Relacionados
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
Têm início às 10h de segunda-feira, 9 de maio, as inscrições para o Enem 2016. Elas poderão ser feitas até as 23h59 do dia 20 seguinte com taxa de R$ 68.
O MEC divulgou na manhã de hoje, 14 de abril, o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Inscrições podem ser feitas de 9 a 20 de maio.
Instituições Certificadoras do Enem 2015 já estão emitindo os certificados do ensino médio.
Saiba como conseguir um diploma do ensino médio ou declaração de proficiência utilizando seu desempenho no Enem.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES