MEC vai criar um novo “Enem” para Certificação do Ensino Médio

Objetivo é dar mais uma chance para adultos e jovens com mais de 18 anos conseguirem o diploma
Em 23/03/2016 12h17 , atualizado em 15/04/2016 09h10 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 22 de março, que vai criar um exame para conceder certificado de conclusão do ensino médio. Atualmente, essa função é atribuída ao apenas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo do MEC é dar mais uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos concluírem o ensino médio e poderem continuar seus estudos em uma faculdade. O foco é os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “o Enem é muito pesado para quem está só se certificando”. Atualmente, quem pretende obter o diploma do ensino médio por meio do Enem precisa conseguir, pelo menos, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas e 500 na redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem

Anualmente, 900 mil pessoas se inscrevem no Enem para obter o certificado. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2015, há 3.431.829 estudantes matriculados na modalidade EJA, sendo 1.269.984  no ensino médio.

A média de idade dos alunos do EJA é de 23 anos nas escolas urbanas e de 24 nas escolas rurais. Segundo o MEC, o ideal é que os alunos concluam o ensino básico com idade entre 17 e 18 anos e que frequentem o ensino regular. 

O MEC não informou quando o novo exame será criado.

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil