MEC muda regras para vagas remanescentes do Fies a partir do 2º semestre de 2021

Classificação não será mais pela ordem de inscrição, passando para aprovação pelo Enem.
Em 26/01/2021 09h58 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) mudou as regras para o preenchimento de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a partir do segundo semestre de 2021. A classificação pela ordem de inscrição será substituída pela aprovação via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Confira a portaria com regras do Fies 2021/2

Tradicionalmente, as vagas remanescentes do Fies eram preenchidas pela ordem de inscrição dos candidatos, o que pode gerar problemas para os participantes caso haja instabilidade no sistema do financiamento. 

Com a mudança, a seleção será semelhante às vagas regulares do Fies. O candidato será classificado pelo seu desempenho no Enem, levando em consideração também os critérios de renda. 

A nova regra vale a partir das vagas remanescentes do Fies 2021/2. Por isso, o processo de oportunidades remanescentes do Fies do primeiro semestre ainda permanece no critério de classificação por ordem de inscrição. 

Como será o preenchimento de vagas remanescentes?

Os candidatos terão que cadastrar uma edição do Enem de 2010 a 2020. A exigência de média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação continua, assim como renda mensal familiar de até três salários mínimos por pessoa (per capita). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem 2020 poderá ser utilizado no Fies (regular e vagas remanescentes) somente na edição do segundo semestre, já que o resultado estará disponível. 

Inscrições abertas para o Fies 2021/1

Foram abertas nesta terça-feira, 26 de janeiro, as inscrições do Fies 2021/1. Com oferta de 40 mil vagas neste primeiro semestre, o financiamento receberá cadastros até sexta-feira (29). 

Como o resultado do Enem 2020 só sairá em março, as notas de tal edição não serão aceitas no Fies 2021/1. Os candidatos podem se inscrever com a pontuação de 2010 a 2019. 

O resultado do Fies 2021/1 será divulgado em 2 de fevereiro. Os pré-selecionados terão que complementar as informações de inscrição de 3 a 5 de fevereiro.