O Ministério da Educação (MEC) mudou a regra para ocupação das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições para as oportunidades que sobraram do primeiro semestre de 2021 serão recebidas em 3 e 4 de maio, já o resultado sairá no dia 7 seguinte.
A partir de agora, serão selecionados os candidatos com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em consideração o número de bolsas disponíveis, semelhante ao que já ocorre nas edições regulares do ProUni.
Anteriormente, as bolsas remanescentes eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. De acordo com o MEC, a mudança diminui os prejuízos causados por situações como quedas no sistema do programa, por exemplo.
Quem pode participar?
Os candidatos poderão utilizar para as bolsas remanescentes do ProUni 2021/1 qualquer edição do Enem desde 2010, tendo média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
Além da pontuação no Enem, os candidatos devem ficar atentos ao critério de renda:
- Bolsas de 100%: renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa
- Bolsas de 50%: renda de até 3 salários mínimos por pessoa
Apesar de não ter sido utilizado no ProUni 2021/1 regular, o Enem 2020 será aceito pelo MEC para as bolsas remanescentes do primeiro semestre.
Mais informações pelo site do ProUni.