MEC divulga nova regra e datas para bolsas remanescentes do ProUni 2021/1

Forma de classificação foi alterada e valerá para seleção a partir do mês de maio.
Em 19/04/2021 10h28 , atualizado em 19/04/2021 10h29 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) mudou a regra para ocupação das bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições para as oportunidades que sobraram do primeiro semestre de 2021 serão recebidas em 3 e 4 de maio, já o resultado sairá no dia 7 seguinte.

A partir de agora, serão selecionados os candidatos com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em consideração o número de bolsas disponíveis, semelhante ao que já ocorre nas edições regulares do ProUni.

Anteriormente, as bolsas remanescentes eram preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos. De acordo com o MEC, a mudança diminui os prejuízos causados por situações como quedas no sistema do programa, por exemplo. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode participar?

Os candidatos poderão utilizar para as bolsas remanescentes do ProUni 2021/1 qualquer edição do Enem desde 2010, tendo média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. 

Além da pontuação no Enem, os candidatos devem ficar atentos ao critério de renda:

  • Bolsas de 100%: renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa
  • Bolsas de 50%: renda de até 3 salários mínimos por pessoa

Apesar de não ter sido utilizado no ProUni 2021/1 regular, o Enem 2020 será aceito pelo MEC para as bolsas remanescentes do primeiro semestre. 

Mais informações pelo site do ProUni.