Vagas remanescentes do Fies serão ofertadas ainda em 2023

Ministério da Educação (MEC) anunciou o retorno da oferta de vagas remanescentes do Fies, que havia sido interrompida em 2021
Em 15/09/2023 15h06 Por Lucas Afonso

Estudante, mulher branca, na universidade
O Fies utiliza notas do Enem para a oferta de financiamentos estudantis.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As vagas remanescentes do Fies serão oferecidas ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC).

A oferta dessas vagas havia sido interrompida em 2021. Cerca de 60 mil vagas remanescentes devem ser oferecidas a estudantes que já estão matriculados em instituições de ensino superior participantes do programa.

A novidade é que o processo seletivo para a ocupação dessas oportunidades se dará por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas edições anteriores, a seleção era por ordem do registro de inscrição no sistema.

Todas as instituições de ensino superior privadas poderão participar da seleção de vagas remanescentes, mesmo que elas não tenham participado das edições do Fies de 2023. O edital para esse processo seletivo ainda não foi divulgado. 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do MEC que concede financiamentos para o pagamento de cursos superiores em faculdades particulares de todo o país. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies 2023

O Fies 2023 do segundo semestre recebeu entre os dias 4 e 7 de julho um total de 109 mil inscritos, a maioria (38,39%) foram da região Nordeste. 

O resultado saiu no dia 11 de julho. O MEC ofereceu nesta edição 77,8 mil vagas em financiamentos.

Os candidatos puderam concorrer às oportunidades com as notas do Enem de 2010 em diante.