Inscrições para o Fies 2022/1 estão abertas

Fundo de Financiamento Estudantil oferece 66.555 vagas em instituições particulares de todo o país
Em 08/03/2022 01h00 , atualizado em 08/03/2022 15h56 Por Silvia Tancredi

Para se inscrever no Fies, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010
Para se inscrever no Fies, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (8) as inscrições para a primeira edição de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados podem participar até a próxima sexta-feira, 11 de março.

Inscreva-se Fies 2022/1

Para se inscrever no Fies, os candidatos precisam fazer o cadastro no Portal Único, cujo acesso é por meio de login no portal gov.br. Os estudantes precisam informar o CPF e a senha. Caso não tenham conta no portal, é possível cadastrar uma nova.

No momento das inscrições, os concorrentes podem escolher até três opções de cursos de graduação dentre aqueles disponíveis no grupo de preferência. As carreiras podem ser alteradas até o final do prazo de cadastro.

O Fies 2022 do primeiro semestre oferece 66.555 financiamento para o primeiro semestre. Os concorrentes podem financiar cursos de graduação ministrados em instituições de ensino de todo o país.

Leia também: confira as vantagens e desvantagens do Fies

Quem pode se inscrever no Fies?

Somente podem participar do Fies os candidatos que comprovem ter renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Também só podem se inscrever no Fies 2022/1 participantes do Enem a partir da edição de 2010. Mas, para isso, é preciso ter, pelo menos, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas de corte

A partir do segundo dia de inscrições, serão divulgadas as notas de corte do Fies. Essas notas representam a média do último classificado em determinado curso e grupo de preferência. 

A informação sobre a nota de corte ajuda o candidato a decidir se continua naquela opção de curso ou se altera para outra na qual tem mais chance.

Tire suas dúvidas sobre o Fies 2022/1

Resultado

A previsão é que o resultado do Fies 2022/1 seja publicado no dia 15 de março. Os estudantes que forem pré-selecionados deverão completar as informações entre os dias 16 e 18 de março, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que ofereceu a vaga.

Os estudantes que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies. Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a pré-seleção na página do Fies

Para mais informações, acesse este Edital.