Inscrições para o Enem 2012 serão encerradas nesta sexta-feira

Taxa de R$ 35 pode ser paga até o dia 20; isenções também podem ser pedidas.
Em 15/06/2012 00h10 , atualizado em 16/10/2023 16h27 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Às 23h59 de hoje, 15 de junho, termina o período de inscrições para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou em 28 de maio. A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga até a próxima quarta-feira, dia 20, nas agências do Banco do Brasil. Até às 20h foram contabilizados 5.004.642 inscritos.

Isenções podem ser solicitadas por estudantes de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio neste ano e por candidatos que declararem carência socioeconômica e a comprovarem por meio de documentos. São obrigatórios para se inscrever os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade.

Ao se inscreverem, os guardadores de sábado, conhecidos como sabadistas podem requerer um horário especial para o primeiro dia do exame, até o último balanço eram mais de 58 mil. Também é no momento da inscrição que os interessados devem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio e indicar a instituição que irá lhe fornecer o certificado, caso consiga a pontuação.

De acordo com o último levantamento, a região sudeste é a que recebeu o maior número de inscrições e possui os três estados com mais inscritos: São Paulo com 817.171, Minas Gerais com 547.836 e Rio de Janeiro com 375.405, veja todos. Atendimentos especiais também podem ser requisitados, confira os pedidos.

Exame

No dia 24 de maio, foram informadas algumas mudanças para o Enem 2012, relativas à correção das redações e a pontuação mínima para se obter o certificado do Ensino Médio. Porém, a divisão das matérias continuam nas mesmas áreas de conhecimento:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Para a aplicação dos testes o cronograma também segue o mesmo. No sábado serão exames das áreas de ciências e no domingo a redação e as provas das duas áreas restantes. As questões serão objetivas e a quantidade continua sendo de 45 para cada uma das áreas de conhecimento.

Cronograma

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, até o dia 26 de outubro, para o endereço informado pelo candidato, ele também será disponibilizado na internet. As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, das 13h às 17h30 no sábado e das 13h às 18h30 no domingo. O Vestibular Brasil Escola, em parceria com a Oficina do Estudante, corrigirá as questões após o final de cada dia do exame.

A publicação dos gabaritos será feita até três dias após o último teste, a previsão é para o dia 07 seguinte. Está prevista para 28 de dezembro a divulgação do resultado. O passo a passo das inscrições foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, que ainda disponibiliza o telefone 0800 616161 para esclarecer dúvidas. Confira o Edital do Enem 2012.

Por Dayse Luan